PUBLICIDADE

Paciente de coronavírus morre no Acre após blecaute causado por animal

22 mai 2020 - 15h05
Compartilhar
Exibir comentários

Uma paciente em tratamento contra o coronavírus morreu no Acre depois de uma UTI ter ficado sem energia na noite de quinta-feira, devido a um blecaute causado por um animal que atingiu uma linha de transmissão, informou o governo estadual nesta sexta-feira.

REUTERS/Diego Vara
REUTERS/Diego Vara
Foto: Reuters

A queda de energia interrompeu o fornecimento no Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre, onde funcionam 24 leitos de UTI para pessoas infectadas por Covid-19, segundo nota da Secretaria de Saúde do Estado.

O incidente ocorreu em momento em que o Brasil registra um recorde de novos casos e mortes pela doença, com 1.188 óbitos confirmados apenas na quinta-feira.

O Acre é o 19° Estado brasileiro em número de infectados, com 3,1 mil registros de Covid-19 e 78 mortes verificadas até o momento, de acordo com dados do Ministério da Saúde de quinta-feira.

Após o blecaute, uma placa de automação que acionaria um gerador de energia na unidade hospitalar não funcionou adequadamente e a bateria de alguns aparelhos mecânicos de ventilação utilizados para manter pacientes estabilizados se esgotou, o que obrigou o uso de ventilação manual.

"Foi durante um desses procedimentos que uma paciente, já bastante debilitada, veio a óbito", disse o governo estadual em nota, ressaltando que não houve interrupção no fornecimento de oxigênio e outros gases medicinais porque o sistema tem cilindros reservas.

A distribuidora de eletricidade Energisa, responsável pelo suprimento local, adotou procedimento especial após o incidente, isolando parte do fornecimento a uma determinada área da cidade para restabelecê-la à unidade hospitalar até que o animal fosse removido da rede de transmissão, acrescentou o governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade