PUBLICIDADE

Oscar Niemeyer

Especialistas lembram que Niemeyer foi "o maior" arquiteto

7 dez 2012 - 13h58
(atualizado em 10/12/2012 às 16h26)
Compartilhar

Especialistas em arquitetura lembrarão do arquiteto Oscar Niemeyer como o maior, não apenas em seu próprio campo de atuação, mas também como um dos maiores nomes do Brasil nas artes. A perda é considerada por eles não apenas como algo sentido nacionalmente, mas um luto universal. Segundo o ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), Gilberto Belleza, o brasileiro deve ser considerado como o maior não apenas do País, mas do mundo. "O Oscar é o principal nome não só da arquitetura brasileira, mas mundial. Esta perda foi sentida por todos os arquitetos e pela cultura brasileira, disse.

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória
O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória
Foto: Mauro Pimentel / Terra

Qual a obra mais bonita do arquiteto Oscar Niemeyer? Escolha

Veja fotos das principais obras de Oscar Niemeyer

Conheça a trajetória do arquiteto

Para o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Marcos Acayaba, a identificação do povo brasileiro com a obra do arquiteto dá a dimensão de sua importância. Para Acayaba, Niemeyer é o maior, não apenas na arquitetura mas nas artes em geral. "Foi o mais importante da história, mais que qualquer artista. Sua arquitetura é muito inovadora, muito brasileira e muito identificada com o povo brasileiro e a identificação do povo é a confirmação da importância. O maior artista que houve no País", disse.

Também professor da FAU, Issao Minami destaca o tempo de atividade de Niemeyer como seu grande diferencial em relação aos demais e a dificuldade de que possa ser um dia superado. "Foi um sujeito com uma produção extraordinária. É quase impossível superar, é uma condição sobre-humana. Ele aproveitou todas as oportunidades que teve, não apenas uma, mas diversas fezes. Esteve no lugar certo e na hora certa em diversos momentos, inclusive fora do Brasil", declarou.

Morre Oscar Niemeyer

O arquiteto Oscar Niemeyer morreu às 21h55 do dia 05 de dezembro de 2012, aos 104 anos, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, de infecção respiratória. Ele estava internado na instituição de saúde desde o dia 6 de novembro, onde alternou quadros de melhoria e de piora na saúde.

Considerado um dos nomes mais influentes da arquitetura moderna mundial, Niemeyer foi responsável pelas principais obras da construção de Brasília, inaugurada em 1960. Carioca, nasceu em 15 de dezembro de 1907 no bairro de Laranjeiras, no Rio.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade