PUBLICIDADE

Novo chanceler, Figueiredo toma posse amanhã em Brasília

26 ago 2013 - 21h27
(atualizado às 21h52)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Patriota (esq) troca de cargo com Figueiredo Machado, que assumirá o Itamaraty</p>
Patriota (esq) troca de cargo com Figueiredo Machado, que assumirá o Itamaraty
Foto: Terra

O novo ministro das Relações Exteriores, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, 57 anos, está a caminho de Brasília. Ele estava em Nova York, nos Estados Unidos. A previsão de assessores do embaixador é que ele chegue nesta terça-feira para um encontro com a presidente Dilma Rousseff. Em seguida, deverá ser marcada a data para a cerimônia de posse e transmissão de cargo.

A cerimônia de posse será no Palácio do Planalto e a transmissão de cargo no Ministério das Relações Exteriores, Palácio Itamaraty. Tradicionalmente, a transmissão ocorre horas depois da solenidade de posse. 

Diplomata de carreira, Figueiredo Machado foi o negociador-chefe da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em junho de 2012, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ele se destacou pela habilidade e conquistou a confiança da presidente pela disposição em negociar pacientemente com os que resistiam a acordos. Dilma e Machado se conheceram na Conferência das Partes (COP), na Dinamarca, quando ela era ministra-chefe da Casa Civil do governo Lula.

Depois da Rio+20, Figueiredo Machado foi nomeado o representante do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU). A nomeação para a ONU é considerada, entre os diplomatas, valorização do profissional, pois a entidade é o principal órgão internacional de negociações multilaterais. O cargo agora será ocupado por Patriota que seguirá nos próximos dias para Nova York.

A sede das Nações Unidas em Nova York engloba a presidência da ONU, a Secretaria-Geral do órgão e o Conselho de Segurança. Porém, há, ainda espaços de discussão e definições em Viena (Áustria), Genebra (Suíça), Nairóbi (Quênia) e Haia (Países Baixos).

Fuga de senador derruba ministro

O Palácio do Planalto divulgou nesta segunda-feira que aceitou o pedido de demissão do ministro das Relações Exteriores (Itamaraty), Antonio Patriota. Desgastado pela crise diplomática desencadeada pela fuga de um senador boliviano ao Brasil, Patriota será substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado, representante do Brasil junto à ONU.

Em comunicado lido pelo porta-voz Thomas Traumann, a Presidência afirmou que Dilma agradeceu a "dedicação e o empenho" de Patriota nos últimos dois anos em que ocupou o cargo, e informou que a presidente indicou-o para assumir a missão brasileira na ONU.

Figueiredo está em Nova York e deve retornar ao Brasil amanhã para assumir o novo cargo. Até lá, o secretário-geral do Itamaraty, Eduardo Santos, comanda interinamente a pasta. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade