Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo chanceler brasileiro promete 'reconstruir relações'

Vieira criticou 'visão ideológica limitante' dos últimos anos

3 jan 2023 - 13h13
(atualizado às 13h19)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, prometeu "reconstruir relações" na diplomacia internacional e "reinserir" o país no mundo após os últimos quatro anos de governo de Jair Bolsonaro.

Ministro Mauro Vieira prometeu que Brasil vai voltar a ser protagonista no mundo
Ministro Mauro Vieira prometeu que Brasil vai voltar a ser protagonista no mundo
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Ansa - Brasil

"Estivemos alijados do cenário internacional nos últimos anos por força de uma visão ideológica limitante. Com bom senso e muito trabalho e dedicação, reconquistaremos nosso lugar", disse em sua posse nesta segunda-feira (2) em Brasília.

Vieira afirmou que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a missão de "reabrir canais de diálogos que foram bloqueados" e de "recompor as relações diplomáticas danificadas por um retrocesso sem precedentes".

O novo chanceler ainda afirmou que o Brasil precisa "retomar o protagonismo diplomático construtivo em fóruns internacionais" e se tornar um "membro confiável e uma força positiva em favor de um mundo mais equilibrado".

A fala de Vieira está em linha com os discursos do presidente que, por mais de uma vez, afirmou que a nação "havia voltado" para o mundo e que teria papel de protagonismo regional e mundial.

O ministro é diplomata de carreira desde 1974 e já chegou a comandar o Itamaraty entre os anos de 2015 e 2016 durante o governo da presidente Dilma Rousseff. Além disso, foi embaixador do país Argentina e Estados Unidos e também na Organização das Nações Unidas (ONU). .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade