Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre Frei Sérgio Görgen, fundador do MST, aos 70 anos

Militante histórico da luta camponesa, o religioso foi deputado estadual pelo PT e dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores

3 fev 2026 - 14h26
(atualizado às 14h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Morreu aos 70 anos o Frei Sérgio Görgen, fundador do MST, ex-deputado pelo PT e militante da luta camponesa; Lula lamentou sua perda exaltando o apoio do religioso durante sua prisão.
Frei Sérgio Antônio Görgen em uma de suas visitas a Lula, em Curitiba
Frei Sérgio Antônio Görgen em uma de suas visitas a Lula, em Curitiba
Foto: Divulgação/PT

Morreu nesta terça-feira, 3, aos 70 anos, o Frei Sérgio Antônio Görgen, um dos fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e do PT. O religioso faleceu em sua casa, no Assentamento Conquista da Fronteira, em Hulha Negra, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul.

Militante histórico da luta camponesa, o religioso foi deputado estadual pelo PT e dirigente do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), organização na qual formulou estratégias de luta pela terra, soberania alimentar e agricultura camponesa como modo de vida.

Em nota, o  MPA destacou que Frei Sérgio foi “mais do que um dirigente; foi um pastor que escolheu o ‘cheiro das ovelhas’ e o barro das trincheiras”. O PT também divulgou nota de pesar, afirmando que Frei Sérgio foi exemplo de luta pelo povo do campo, reforma agrária e soberania alimentar.

O presidente Lula, que chamou Frei Sérgio de amigo, lamentou a morte e lembrou o importante apoio espiritual que teve durante sua prisão em Curitiba. Lula também relembrou a missão e luta de Frei Sérgio.

"Estou muito triste com a partida de meu grande amigo. A fé e as sábias palavras de Frei Sérgio durante suas visitas em Curitiba me ajudaram a atravessar com força e esperança os momentos difíceis da prisão injusta a que fui submetido. Ele carregava consigo uma história de vida exemplar.", escreveu o presidente. 

Em comunicado divulgado nas redes sociais, o perfil oficial de Frei destacou a convicção de que o frade “já está junto de Deus, olhando e intercedendo por todos nós”. 

O sepultamento está previsto para as 16 horas desta quarta-feira, 4, no cemitério dos freis, no próprio convento.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade