PUBLICIDADE

MediaON

MediaOn: veículos têm que lidar com leitor mais 'disperso'

23 nov 2011 - 11h35
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Hermano Freitas
Direto de São Paulo

Leitores têm sua atenção cada vez mais dispersa por estímulos variados da internet e é o desafio dos veículos digitais lidar com essa dispersão. Assim avalia a diretora de Estratégia para Redes Sociais do jornal britânico The Guardian, Meg Pickard, que palestrou no primeiro painel desta manhã no seminário internacional MediaOn 2011.

Meg Pickard é diretora de Estratégias para Mídias Sociais no grupo Guardian News & Media, onde é responsável pelo desenvolvimento de novas estratégias de redes sociais e experiências interativas
Meg Pickard é diretora de Estratégias para Mídias Sociais no grupo Guardian News & Media, onde é responsável pelo desenvolvimento de novas estratégias de redes sociais e experiências interativas
Foto: Reinaldo Marques / Terra

De acordo com a executiva, enquanto os mais dedicados leitores de um jornal diário passam uma média de 20 minutos em sua leitura, usuários de redes sociais como o Facebook passam mais de uma hora ao dia nelas. "E não são 60 minutos corridos, mas fracionados, alguns minutos de cada vez", disse.

Segundo a inglesa, estimular que o leitor tenha o mesmo comportamento em relação aos veículos é a forma como os meios de comunicação terão que se relacionar com seu público. "A discussão é de como vamos fazer isso como vamos estimular essa interação. Devemos mandar e-mails quando alguém comenta uma notícia que o leitor comentou, como o Facebook faz?", avaliou.

Apesar de declarar que o Guardian é um veículo "inteiramente online", e não um impresso com uma equipe que trabalha no online, Meg afirma que para uma leitura aprofundada o jornal impresso ainda tem seu espaço. "Acreditamos que para aquela leitura detida, pensada, com um café do lado, o jornal ainda é o veículo ideal", disse.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade