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MediaOn: 'Guardian' quebra segredo da pauta por colaboração

23 nov 2011 - 10h21
(atualizado às 11h31)
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Fernando Diniz
Direto de São Paulo

Quebrar o segredo da pauta foi um dos métodos adotados pelo The Guardian para explorar melhor os assuntos de interesse da comunidade. Meg Pickard, diretora de Estratégia para Redes Sociais do jornal britânico, apresentou no MediaOn 2011, em São Paulo, o que chama de colaboração por "mutualismo".

Meg Pickard, diretora de Estratégia para Redes Sociais do jornal britânico, apresentou no MediaOn 2011, em São Paulo, o que chama de colaboração por mutualismo
Meg Pickard, diretora de Estratégia para Redes Sociais do jornal britânico, apresentou no MediaOn 2011, em São Paulo, o que chama de colaboração por mutualismo
Foto: Reinaldo Marques / Terra

"É um sistema que está funcionando há alguns meses. A ideia é não manter em segredo, mas dizer: 'nos ajude a descobrir como podemos contar essa história'", disse a especialista. A pauta é listada no site do Guardian, permitindo ao leitor dar sua opinião sobre qual assunto deveria ganhar prioridade para a apuração e ajudando o jornalista como investigar a situação. Nesse processo, o leitor ajuda a criar a notícia, e não apenas consome ou reage à notícia. "É o interesse mútuo para o benefício público", definiu.

Um dos projetos apresentados por Meg foi a criação de um mapa para que os leitores marcassem onde havia buracos nas estradas britânicas. Em pouco tempo, o que era antes considerado um problema banal recebeu destaque no site do jornal. "Se você colocar todos esses buracos um ao lado do outro, você tem um grande problema, você tem uma grande história", disse.

Para Meg Pickard, o mero consumo da notícia também deve resultar em alguma criação. "Hoje em dia o consumo não é mais passivo. O ato de ler algo está criando alguma coisa: "mais vistos, mais comentados". Consumo está personalizado, customizado." Um exemplo disso está no recente aplicativo para Facebook criado pelo jornal, onde é possível verificar o que os amigos estão lendo e ter acesso os artigos mais populares do site em tempo real.

Antropóloga de formação, Meg se orgulha de ver o Guardian figurar em um gráfico como o site com o nível mais elevado de interação com os leitores. "Quantidade é bom, mas nada bate a qualidade. É preferível 100 comentários que levem a notícia para outro nível do que 1000 comentários que digam 'eu também', 'hahaha'", ressaltou.

Mediar os comentários, no entanto, não é uma prática do jornal britânico. "Uma das coisas que não gosto é quando um leitor fala que algum comentário é um absurdo e precisa ser retirado. Para mim isso é como ver a casa do vizinho pegar fogo e reclamar do governo. No caso dos comentários, a plataforma nos pertence, mas a conversa pertence à comunidade."

MediaOn

O MediaOn, encontro realizado anualmente pelo Terra e Itaú Cultural, é um dos principais fóruns de debates sobre jornalismo digital e novas mídias. O evento será transmitido ao vivo entre os dias 22 e 24 de novembro.

Criado por jornalistas e profissionais da internet, o MediaOn reedita a curadoria dos jornalistas Antonio Prada, diretor de Mídia do Terra, Fernanda Cerávolo, gerente de Mídia do Google, e Jaime Spitzcovsky, colunista da Folha de S. Paulo. A produção executiva é de Felipe Morales Fonseca e Paula Grinover com a equipe do Itaú Cultural.

Os debates contam com a presença de representantes de veículos brasileiros, da América Latina, Europa e Estados Unidos. O tema do evento deste ano é "A transformação do ciclo da notícia, a revolução na indústria cultural e os efeitos na produção de conteúdo criativo".

Fonte: Terra
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