PUBLICIDADE

Lula visita o linguista Noam Chomsky em São Paulo

24 jun 2024 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

O linguista e filósofo norte-americano Noam Chomsky, que se recupera no Brasil após sofrer um derrame no ano passado, recebeu a visita nesta segunda-feira do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa em São Paulo.  

"Hoje, visitei em São Paulo quatro pessoas pelas quais tenho grande carinho: o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o linguista Noam Chomsky, o jornalista Mino Carta e o escritor Raduan Nassar. Na sexta-feira passada, já havia visitado, no Maranhão, o ex-presidente José Sarney", publicou Lula em seu perfil na rede social X.

Chomsky, de 95 anos, foi recentemente internado em São Paulo e recebeu alta em 18 de junho para continuar o tratamento em casa. 

Ele é casado com a brasileira Valeria Wasserman. O casal tem residência no Brasil desde 2015, segundo a Agência Brasil. 

Além da linguística, Chomsky é um intelectual conhecido por suas críticas sociais e ativismo político. Ele foi um crítico declarado da política externa dos Estados Unidos desde a Guerra do Vietnã. 

Em 2018, Chomsky e sua esposa visitaram Lula, líder sindical eleito presidente pela primeira vez em 2002, quando ele estava na prisão por acusações de corrupção que o impediram de concorrer novamente ao cargo. As condenações foram posteriormente anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), e Lula acabou eleito para um inédito terceiro mandato presidencial em 2022. 

"Embora suas políticas quando estava no poder tenham sido projetadas para acomodar as preocupações das finanças domésticas e internacionais, ele é desprezado pela elite, em parte, sem dúvida, por suas políticas de inclusão social e benefícios aos despossuídos", escreveu Chomsky na época. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade