Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula diz que pagamento à África por escravidão não pode ser medido em dinheiro, mas em solidariedade

25 ago 2025 - 13h46
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira que o pagamento à África pela escravidão dos negros africanos no Brasil, abolida em 1888, não pode ser medido em dinheiro, mas em solidariedade e alinhamento político, econômico e cultural.

Em discurso durante declaração conjunta em Brasília, ao lado do presidente da Nigéria, Bola Tinubu, Lula defendeu a colaboração com o continente africano por meio de transferência de tecnologia e de conhecimento.

"O Brasil tem noção do que significa a nossa história, a nossa cultura, o nosso jeito de ser, a nossa cor, a nossa alegria, a nossa música com 350 anos de escravidão a que o povo negro africano foi submetido aqui no Brasil. E a única forma da gente pagar, não pode ser mensurada em dinheiro, tem que ser mensurada em solidariedade, tem que ser mensurada em alinhamento político, econômico e cultural", disse Lula.

"Porque o Brasil tem que ajudar a África transferindo tecnologia, transferindo conhecimento", acrescentou.

Tinubu está em visita oficial ao Brasil na qual foram assinados acordos em diversas áreas entre os governos brasileiro e nigeriano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade