Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula diz que ligará para Trump se negociações não avançarem

Petista também chamou megaoperação policial no Rio de 'matança'

4 nov 2025 - 15h36
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou que ligará para seu homólogo americano, Donald Trump, caso as negociações para a redução das tarifas comerciais entre os dois países não avancem até o final da COP30, em Belém.

Petista também chamou megaoperação policial no Rio de 'matança'
Petista também chamou megaoperação policial no Rio de 'matança'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Se até o fim da COP30 não houver uma reunião agendada entre meus negociadores e os negociadores de Trump, eu ligo para ele novamente, porque ele tem meu número e eu tenho o dele", disse Lula durante uma coletiva de imprensa com jornalistas estrangeiros na capital paraense.

O petista acrescentou que está "disposto a ir a Washington ou a Nova York" para negociar e disse ter certeza de que o presidente republicano "não terá problemas em vir ao Brasil".

"Acredito que conseguiremos chegar a um acordo", afirmou o mandatário, especificando que deseja "a eliminação das tarifas para que iniciar as discussões reais".

Trump voltou a ser mencionado em uma breve declaração sobre a atual situação da Venezuela, que está alerta para uma possível invasão de Washington.

"Não quero que cheguemos a uma invasão terrestre. Disse ao presidente Trump e repito: problemas políticos não se resolvem com armas, mas com diálogo", declarou o chefe de Estado brasileiro.

Já sobre a megaoperação policial nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, que matou mais de 30 pessoas, Lula classificou a ação como uma "matança" e um "desastre".

"A decisão do juiz era uma ordem de prisão, não tinha uma ordem de matança, e houve uma matança. Eu acho que é importante a gente verificar em que condições ela se deu, porque nós temos uma versão contada pela polícia e pelo governo do estado", disse Lula. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade