PUBLICIDADE

Lava Jato denuncia ex-auxiliar de Alberto Youssef

12 dez 2019 - 13h30
(atualizado às 13h40)
Compartilhar
Exibir comentários
Alberto Youssef
Alberto Youssef
Foto: Renato S. Cerqueira / Futura Press

A força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal (MPF) no Paraná ofereceu denúncia contra Waldomiro de Oliveira, um ex-auxiliar integrante do grupo do doleiro Alberto Youssef, pelo crime de lavagem de dinheiro que tinha como objetivo ocultar propina da empreiteira Camargo Correa em contratos da Petrobras, informou o MPF nesta quinta-feira (12).

A acusação criminal sustenta que administradores da Camargo Correa pagaram 5,6 milhões de reais em propina ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e ao Partido Progressista, por intermédio de Youssef e de Waldomiro de Oliveira, com a intenção de beneficiar a empresa e não a contrariasse na execução de contratos da Refinaria de Abreu e Lima, em Pernambuco. Os valores iniciais da obra somavam 4,7 bilhões de reais.

Conforme a denúncia, o pagamento das vantagens indevidas ocorreu por intermédio da realização de operações de lavagem de dinheiro, notadamente o repasse de valores por duas empresas, lastreadas em notas fiscais e contratos ideologicamente falsos.

"Responsabilizar operadores financeiros que contribuem de forma significativa para a ocultação e a manutenção de esquemas de pagamentos de propinas é fundamental para o combate ao crime organizado e à macrocriminalidade. Essa é a vigésima oitava ação penal oferecida pela Lava Jato em Curitiba nesse ano e ainda há muito trabalho pela frente", disse o procurador da República Felipe D'Elia Camargo, integrante da força-tarefa do MPF, em nota.

A Reuters pediu e ainda não obteve comentário da Camargo Correa e da Petrobras a respeito da nova denúncia. A reportagem procura também contato com a defesa de Waldomiro de Oliveira e com o Partido Progressista.

Veja também:

PEC de Contenção de Gastos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade