PUBLICIDADE

Lava Jato apura fraude em venda de combustíveis na Petrobras

Polícia Federal cumpre nesta terça-feira sete mandados de busca e apreensão contra funcionários e ex-funcionários da estatal

20 out 2020 - 08h45
(atualizado às 08h51)
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira sete mandados de busca e apreensão contra funcionários e ex-funcionários da Petrobras que estariam envolvidos em supostas fraudes na comercialização de combustíveis, informaram a PF e o Ministério Público Federal (MPF). Cinco mandados estão sendo cumpridos na cidade do Rio de Janeiro e dois em Niterói.

Fachada do prédio da Petrobras no Rio de Janeiro
23/09/2020 REUTERS/Sergio Moraes
Fachada do prédio da Petrobras no Rio de Janeiro 23/09/2020 REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Reuters

A operação, batizada de Sem Limites IV, visa aprofundar as investigações sobre alegadas práticas criminosas cometidas na antiga Diretoria de Abastecimento da Petrobras, especificamente na Gerência Executiva de Marketing e Comercialização.

Segundo as investigações, haveria nessa área da Petrobras uma organização criminosa responsáveis pela prática de crimes envolvendo a negociação de óleos combustíveis e derivados entre a estatal e trading companies estrangeiras.

"Os alvos são funcionários e ex-funcionários da Petrobras lotados no Brasil e no exterior que, de 2005 a 2015, teriam recebido cerca de 12 milhões de reais para beneficiar empresa estrangeira em 61 operações de comércio internacional de diesel e querosene de aviação realizadas pelos escritórios da Petrobras em Londres, Cingapura e Houston, as quais envolveram a compra e venda de mais de 3,3 bilhões de litros de combustíveis", disse o MPF em nota.

Dois acordos de colaboração premiada firmados por um ex-funcionário da estatal e um empresário foram o ponto de partida das investigações.

"Com base nos relatos, em evidências apresentadas e análise de provas já existentes, identificou-se que ao menos seis agentes públicos, até então desconhecidos das investigações, tiveram participação direta no esquema ilícito perpetrado nas operações de trading da Petrobras", disse a PF em nota.

"Um dos funcionários, que até hoje se encontra empregado e em exercício na estatal, trabalhava diretamente na área logística da Diretoria de Abastecimento e era responsável, por vezes, em gerar artificialmente demandas que justificassem novas operações comerciais de compra e venda pela Petrobras junto às tradings companies estrangeiras", acrescenta a nota.

Os investigados responderão pela prática, dentre outros, dos crimes de corrupção passiva, organização criminosa e de lavagem de dinheiro.

Procurada, a Petrobras informou que estava apurando os fatos para poder se manifestar.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade