PUBLICIDADE

Itamaraty confirma morte de três turistas brasileiras na Turquia

20 mai 2013 - 20h22
(atualizado às 20h30)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Segundo Itamaraty, três turistas brasileiras morreram em acidente com balão na região da Capadócia, na Turquia</p>
Segundo Itamaraty, três turistas brasileiras morreram em acidente com balão na região da Capadócia, na Turquia
Foto: AFP

O Ministério das Relações Extexiores confirmou a morte de três turistas brasileiras no choque entre dois balões de ar quente na região da Capadócia, na Turquia. Segundo a agência pública turca de notícias Anadolu, os nomes das turistas são Ellem Kohelman, 76 anos; Maria Luiza Gomes, 71 anos; e Mariua Rosas, 65 anos.

Pelo menos 22 pessoas ficaram feridas, oito são turistas brasileiros, confirmados pelo Itamaraty, mas há também argentinos e espanhóis. De acordo com as autoridades turcas, 19 feridos foram levados para hospitais em Nevsehir e três para o hospital universitário da província de Kayseri.

O acidente envolveu dois balões de ar quente. Um deles se chocou com o cesto do outro balão e caiu quando sobrevoava as formações rochosas na região. O acidente aconteceu por volta das 6h (horário local). No total, havia 23 pessoas a bordo. As causas do acidente estão sendo apuradas.

Segundo o jornal local Hurriyet, os balões colidiram no ar por volta das 6h locais (0h no horário de Brasília). Um deles ficou desgovernado e se chocou com o chão na cidade de Ürgüp. Um dos feridos foi identificado como o turista espanhol Agujda Oyada Aristu, que teve lesões graves nas pernas.

Em entrevista à rede de televisão TGRT, Hasan Ünver, prefeito de Nevşehir, cidade de onde partiu o passeio, afirmou que os voos de balão na região não devem ser afetados pelo acidente. "Esses acidentes são fatalidades. Muitas pessoas morrem em passeios de paraquedas ou praticando rafting. Os riscos são menores com balões e a Turquia avalia todas as condições de segurança", afirmou Ünver.

Veja queda de balão que causou mortes de brasileiras na Turquia:

A bordo dos balões havia passageiros de várias nacionalidades. O local do acidente fica a cerca de 300 quilômetros de Ancara, a capital turca. O passeio de balão é um dos preferidos dos turistas. Por orientação dos guias, o passeio ocorre sempre ao amanhecer e os turistas devem estar preparados por volta das 5h.

Para meia hora de passeio, os turistas desembolsam cerca de US$ 250 (aproximadamente R$ 500) por pessoa. A vista é considerada um cartão-postal aéreo: é possível ver um céu claro e de um azul límpido e as cavernas, que até os anos de 1950, eram moradias de religiosos.

Berço de civilizações antigas e famosa pelas formações geológicas, a Capadócia se popularizou no Brasil após servir de locação para capítulos da novela Salve Jorge, exibida pelaTV Globo até a última semana. 

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade