Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Italianos em avião da AF faziam viagem solidária ao País

1 jun 2009 - 13h37
(atualizado às 13h54)
Compartilhar

Três italianos que poderiam estar a bordo do avião Airbus A330 da Air France, que desapareceu dos monitores dos radares durante um voo do Rio de Janeiro a Paris, estavam no Brasil para uma viagem de solidariedade, segundo informou a associação Trentini nel Mondo. As informações são da agência Ansa.

Avião desaparecido no Oceano Atlântico é visto no aeroporto de Houston (EUA), nesta imagem de arquivo
Avião desaparecido no Oceano Atlântico é visto no aeroporto de Houston (EUA), nesta imagem de arquivo
Foto: AP

Rino Zandonai, Luigi Zortea e Gianbattista Lenzi eram membros da associação e faziam parte de uma delegação que visitou a América do Sul para conhecer as estruturas de apoio aos imigrantes italianos na região.

O presidente da entidade de ajuda aos imigrantes, Alberto Tafner, confirmou que os três foram acompanhados ao aeroporto pelo presidente do círculo trentino de Curitiba, Ivanor Minatti.

A viagem, iniciada no dia 20 de maio, incluiu passagens pelos municípios de São Paulo, Ouro Fino, Zorteá, Rodeio, Gaspar e Florianópolis.

No município catarinense de Gaspar, foram entregues 22,375 mil euros (cerca de R$ 62 mil) arrecadados pela "Campanha de Solidariedade" para ajudar a população trentina local atingida pelas enchentes de novembro do ano passado.

Das 14 localidades atingidas no último ano, seis contam com representações trentinas: Blumenau, Brusque, Gaspar, Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio.

Um dos tripulantes da aeronave, Zandonai, diretor da Associação Trentini nel Mondo Onlus, concedeu oficialmente a cifra ao prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, e ao presidente da sede trentina local, Lovidio Carlos Bertoli, no último dia 29.

O dinheiro também se destinava à construção de um centro de assistência aos menores com problemas mentais e em condições psicológicas que podem determinar alguma marginalização social.

Na cidade mineira de Ouro Fino, a delegação participou da inauguração de uma piscina para crianças deficientes, e conheceu algumas iniciativas realizadas pelas organizações de imigrantes na região.

No Brasil, operam atualmente 62 círculos da Associação Trentini nel Mondo, cuja sede principal está localizada na cidade de Trento, no norte da Itália.

A suposta presença de outros dois italianos no avião não foi confirmada pelas autoridades. Antes, a Farnesina (Chancelaria italiana) anunciou estar em contato com as autoridades do país em Paris e no Rio de Janeiro para obter a lista de passageiros, o que permitirá saber quantos cidadãos italianos estão a bordo.

Segundo informou o porta-voz da companhia Air France, a aeronave, que desapareceu na madrugada de hoje, poderia ter sido atingida por um raio. Em um comunicado, por outro lado, a empresa informou que o avião poderia ter sofrido uma "falha elétrica", após ter entrado em uma zona de forte turbulência.

O voo AF 447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, desapareceu por volta das 3h. Estavam a bordo 216 passageiros e uma tripulação composta por 12 pessoas -- 3 tripulantes técnicos e 9 comissários.

A lista com o nome dos passageiros ainda não foi divulgada, mas a fabricante de pneus Michelin confirmou que o presidente sul-americano da empresa, o brasileiro Luis Roberto Anastácio, estava a bordo do voo, junto com mais três funcionários.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra