Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Indiciado, presidente do Opportunity diz que grupo é honesto

28 abr 2009 - 16h37
(atualizado às 16h53)
Compartilhar

Vagner Magalhães

Direto de São Paulo

A Polícia Federal indiciou nesta terça-feira o presidente do banco Opportunity, Dório Ferman, e o executivo Itamar Benigno Filho, que também pertence ao grupo. Na saída da sede da PF em São Paulo, Ferman negou os crimes de gestão fraudulenta, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro e empréstimo vedado, investigados durante a Operação Satiagraha. "Somos honestos, não praticamos crimes. Vamos esclarecer tudo de acordo com o Estado de Direito", afirmou.

Além de Ferman e Benigno Filho, foram indiciados hoje o ex-cunhado de Dantas Carlos Rodemburg e do ex-presidente da Brasil Telecom Humberto Brás. Ontem, o dono do Opportunity, Daniel Dantas, e outros seis ligados à instituição foram indiciados.

Ferman, que assim como Dantas ficou calado no depoimento, defendeu o banco que preside e garantiu a satisfação de seus clientes. "Minha função é administrar recursos. Em relação a isso, nossos clientes estão satisfeitos e os nossos impostos são pagos. Não tenho nenhuma dúvida de que nunca houve evasão", afirmou. Benigno Filho também não respondeu às perguntas da PF. O advogado Antônio Pitombo disse que nenhum dos dois assinou o indiciamento. "Foram juntados documentos nas vésperas do interrogatório. Se for concedido um prazo aceitável (para análise do material), vamos depor."

Pitombo criticou a Operação Satiagraha e disse que há uma "pressão política" para que as investigações sejam encerradas. "Eles querem levar a uma simplificação dos fatos. A Operação Satiagraha é uma marca para o Brasil. Ou eles (a polícia) aprendem a fazer as coisas dentro da lei, ou não há investigação", afirmou.

Segundo a PF, o relatório final da investigação deverá ser entregue ao juiz da 6ª Vara Federal de São Paulo até o final desta semana. Também foi encerrado na última quinta-feira o inquérito derivado da Operação Satiagraha, no curso do qual foram indiciadas 24 pessoas pelos crimes de evasão de divisas, operar instituição financeira sem autorização, falsidade ideológica, fraude na administração de sociedade anônima e formação de quadrilha.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra