PUBLICIDADE

Imprensa internacional repercute prisão de Lula

Jornais do mundo inteiro destacaram a condenação do petista

7 abr 2018 - 20h17
Compartilhar
Exibir comentários

A prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva 48 horas depois da emissão da ordem imposta pelo juiz federal Sérgio Moro foi capa dos principais jornais do mundo.

Imprensa internacional repercute prisão de Lula
Imprensa internacional repercute prisão de Lula
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    O jornal italiano "Corriere dela Sera" destacou que o petista "se rendeu à polícia" depois que uma "multidão tentou impedi-lo". Já a maior publicação de Roma, o "La Repubblica", ressaltou que Lula foi preso entre "milhares de apoiadores, após desafiar os "magistrados".

    Na França, o "Le Monde" publicou "a queda do ícone da esquerda brasileira" e citou o discurso do ex-presidente a seus partidários, enquanto que o "Le Figaro" disse que Lula se entregou à polícia depois de "um braço de ferro" com a justiça do Brasil.

    O "La Nácion" acompanha, ao vivo, todos os detalhes da ida do petista até a Superintendência da Polícia Federal para fazer o exame de corpo de delito. No argentino "El Clarín", o assunto voltou a ser manchete e ocupou uma grande parte da capa. Além disso, diversas matérias sobre o desdobramento da prisão foram produzidas, como a descrição da cela e a confusão envolvendo os militantes do Partido dos Trabalhadores (PT).

    O El País, um dos principais jornais espanhóis, destacou como foram as últimas horas de Lula antes de ser detido. Já a rede britânica BBC afirmou que o petista se rendeu e que seu " discurso não pareceu sombrio, foi como um de seus comícios - um homem que deixou claro que vai continuar lutando mesmo atrás das grades".

    O jornal norte-americano "Washington Post" publicou a seguinte manchete: "Ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva sob custódia da polícia após confronto com partidários que bloquearam saída do prédio".

    Já o "New York Times" destacou a pena que Lula deverá cumprir.

    "Ex-presidente 'Lula' do Brasil se entrega para cumprir pena de 12 anos de prisão". O site do jornal português "Público" disse: "Lula abandona sede do sindicato e entrega-se à polícia". Além disso, a reportagem explica que a viagem para Curitiba está organizada pela PF.

    A rede árabe Al Jazeera, por sua vez, publicou uma extensa matéria, acompanhada por vídeo, ressaltando que o ex-mandatário brasileiro continua afirmando sua inocência. A matéria tem o título: 'Vou obedecer: Lula se diz pronto para se entregar à polícia". O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP), no qual o petista é acusado de receber o imóvel da empreiteira OAS em troca de benefícios em contratos da Petrobrás.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade