Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ibama fecha criadouro com mais de 300 aves silvestres em SP

19 mar 2009 - 10h20
(atualizado às 10h33)
Compartilhar

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) fechou na manhã desta quinta-feira um dos maiores criadouros do Estado de São Paulo, em Charqueada, a 195 km da capital. A Operação Bico Torto vai retirar cerca de 300 aves silvestres, muitas delas ameaçadas de extinção, que estão irregularmente no criadouro.

Aves são retiradas do criadouro "Tribo das Aves", em Charqueada (SP)
Aves são retiradas do criadouro "Tribo das Aves", em Charqueada (SP)
Foto: Divulgação

Entre as aves, estão araras-azuis, papagaios-charão e ararajubas, animais apreciados por traficantes de animais. A operação deve se estender até o início da tarde, quando as aves serão levadas para um centro de triagem de animais em Botucatu e depois para outros criadouros e zoológicos em situação regular.

O criadouro, cujo nome fantasia é Tribo das Aves, pertence à docente da Universidade de São Paulo (USP) Jocelem Mastrrodi Salgado. Desde 2002, a proprietária tem sido notificada a apresentar documentação de origem dos animais, bem como a indicar o destino dado a aves que sumiram de seu plantel.

Entre as irregularidades mais graves, está o recebimento de mais de 200 aves sem autorização do Ibama e acompanhadas de documento fraudado.A proprietária será autuada e deverá responder a processo criminal. O valor do auto será divulgado após a retirada e conferência de todos os animais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra