Granizo do tamanho de ovos atinge cidades do Paraná
Municípios da região central e sul do estado sofrem com tempestades e ventanias
Uma chuva de granizo, com pedras de gelo do tamanho de ovos de galinha, atingiu cidades da região central do Paraná entre a noite da última segunda-feira e a madrugada desta terça, 30. Os municípios também foram afetados por ventos de até 68 km/h e fortes chuvas, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O órgão explica que a queda do gelo acontece por causa de correntes de vento no céu que ajudam a formar nuvens de tempestade, levando a um fenômeno chamado cavado meteorológico. Assim, as regiões centro-sul, oeste e sudoeste do estado devem ter novas chuvas até o fim de semana. Depois, a instabilidade se move até o noroeste e leste do Paraná.
Também há risco de tempestades localizadas, com fortes chuvas, ventanias e quedas de raios na metade sul do estado, segundo o Simepar. Mesmo assim, a temperatura deve continuar alta em todas as regiões, chegando a até 35° em cidades da porção norte. Com mais umidade, a sensação de abafamento deve se intensificar, segundo o órgão.
“A expectativa é que a chuva ocorra com mais intensidade, nas próximas horas, na metade sul do estado, onde novas tempestades não são descartadas. Na metade norte, a chuva ocorre de forma mais isolada acompanhada de algumas trovoadas”, afirma o meteorologista Lizandro Jacóbsen, da Simepar.
Cidades como Francisco Beltrão e Pato Branco tiveram problemas na rede elétrica causados pela queda do granizo. A estimativa da Defesa Civil do Paraná é que ao menos 300 ocorrências tenham sido registradas na região.
A Defesa Civil afirma que a cidade de Francisco Beltrão foi uma das mais afetadas pelo temporal, onde ao menos 15 casas e comércios foram destelhados pelo vento. No município de Dois Vizinhos, houve enxurradas por causa das fortes chuvas.