PUBLICIDADE

Governo enviará Força Nacional para atuar em confronto com índios no MS

4 jun 2013 - 20h20
(atualizado às 20h48)
Compartilhar
Exibir comentários
Ministro da Justiça falou à imprensa
Ministro da Justiça falou à imprensa
Foto: José Cruz / Agência Brasil

O governo federal enviará para Mato Grosso do Sul um reforço de 110 homens da Força Nacional de Segurança para atuar na região de Sidrolândia (MS), onde grupos indígenas ocupam a fazenda Buriti e têm o prazo de até amanhã de manhã para desocupar a propriedade. Parte dos homens seguirá para o Estado por terra ainda nesta noite e os demais, na manhã de quarta-feira.

“O governador (de Mato Grosso do Sul, André) Puccinelli pediu ao Ministério da Justiça a Força Nacional para que nós pudéssemos atuar na região de Sidrolândia, tendo em vista a elevação do conflito hoje à tarde. O pedido já chegou, nós deferimos e amanhã de manhã já estarão embarcando homens da Força Nacional”, anunciou na noite desta terça-feira o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Além da Força Nacional, que ficará à disposição do governo estadual para o cumprimento de qualquer decisão judicial, o ministro Cardozo anunciou ainda um aumento no contingente da Polícia Federal na região. O número de homens é mantido em sigilo.

“Devemos, além dos 110 homens da Força Nacional, que ficarão subordinados ao comando do governo do Estado, encaminhar uma elevação de efetivo da Polícia Federal com o entendimento que fazemos neste momento com a Secretaria de Segurança do Estado do Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Morte de índio em reintegração de posse no MS será investigada:

Em coletiva, o ministro destacou ainda o protagonismo da Fundação Nacional do Índio (Funai) no processo de demarcação de terras indígenas. Segundo Cardozo, o Ministério da Justiça vai editar uma portaria para aprimorar o processo. Na nova norma, serão pedidas mais informações para que as terras sejam demarcadas, explicou. "Por meio de portaria, vamos pedir mais informações para que a própria Funai e as partes possam avaliar melhor as situações e para que o próprio ministro da Justiça, que hoje já é a autoridade competente para baixar a portaria de demarcação, possa avaliar."

Segundo a assessoria do Ministério da Justiça, a nova portaria deve sair até o final deste mês.

Com informações da Agência Brasil

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade