Gripen - Segundo a fabricante, o Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em combate de perto
Foto: Saab / Divulgação
Gripen - Caça sueco tem 14,1 metros de comprimento
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Gripen - De acordo com a fabricante, o custo da hora de voo da aeronave é menor a US$ 4 mil
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Gripen - A envergadura da asa (incluindo os lançadores) é de 8,6 metros, de acordo com a fabricante
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Gripen - Caça possui radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira
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Gripen - Aeronave tem capacidade máxima de 7 toneladas de combustível
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Gripen - Fabricante garante que caça apresenta os menores custos operacionais e de logística entre todos os caças atualmente em serviço
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Gripen - Aeronave apresenta um avançado layout 100% digital, com grandes e coloridos displays
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Gripen - Caça possui, segundo a fabricante, 120 mil horas de voo acumuladas nas Forças Aéreas da Suécia, República Tcheca, Hungria e África do Sul, assim como na Escola de Pilotos de Teste do Reino Unido
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Gripen - Distância de pouso da aeronave é menor a 500 metros
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Gripen - A versão biposto retém toda a capacidade operacional da versão monoposto
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Gripen - O Programa do Gripen NG conta com o apoio total do governo sueco
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Gripen - O motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato modular
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Gripen - Motor do caça apresenta uma baixa razão de diluição e eficiência no consumo de combustível
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Gripen - Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen
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Gripen - Empuxo superior viabiliza velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas ar-ar
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Gripen - Integrando o único radar AESA de 2a geração do mundo, o ES 05 Raven, o Gripen NG garante sua vantagem em termos de noção situacional, diz a Saab
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Gripen - O radar ES 05 Raven, desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira, é o único radar de combate do mercado munido de uma placa oscilante (swash plate) móvel
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Gripen - O novo radar traz melhorias em todos os aspectos quando comparado com os radares existentes, afirma a fabricante
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhor rastreamento de alvo
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem amplo campo visual
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem flexibilidade de modos
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior alcance de detecção
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem melhores dados eletrônicos de suporte
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Gripen - Segundo a fabricante, caça tem maior disponibilidade operacional e menores custos de ciclo de vida
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Gripen - Tempo de imobilização no solo é menor a 10 minutos, garante a fabricante
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Gripen - O Gripen NG é descrito pela fabricante como um caça multiemprego
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Gripen - A capacidade NCW do Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o Gripen NG em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer, diz a Saab
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Gripen - Substituição de motor é menor do que uma hora, diz fabricante
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Gripen - Aeronave possui mais de 22 mil libras de empuxo, garante a Saab
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Rafale - De fabricação francesa, o caça Rafale é feito pela Dassault
Foto: Dassault / Divulgação
Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 5, metros de altura
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Rafale - Espaço necessário para aterrisagem do Rafale é de 450 metros, de acordo com a Dassault
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Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 15, 3 metros de comprimento
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Rafale - Segundo a fabricante, caça francês tem 10,0 metros de envergadura
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Super Hornet - Caça possui 11 estações de arma
Foto: Marinha dos Estados Unidos / Divulgação
Super Hornet - O primeiro esquadrão operacional do F/A-18E/F foi criado em junho de 2001
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Super Hornet - Segundo a fabricante, sistema de controle de voo digital do caça é capaz de detectar danos ao sistema de controle, ou a perda total do controle de um voo e ainda permite uma recuperação segura
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Super Hornet - Os dois motores do caça produzem juntos 44.000 libras de impulsão
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Super Hornet - A aeronave F/A-18E/F Super Hornet é construída pela Boeing
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O ministro da Defesa, Celso Amorim, anunciou nesta quarta-feira que o projeto F-X2 para aquisição de novos caças pelo Brasil foi vencido pela sueca Saab, com o modelo Gripen NG. As discussões sobre a aquisição de 36 aeronaves de combate se arrastam por mais de dez anos e a decisão vinha sendo adiada sob argumento de falta de orçamento. Segundo Amorin, a compra totalizará um gasto de US$ 4,5 bilhões (R$ 10,47 bilhões) até 2023.
"Depois das análises e estudos feitos, a presidente Dilma me incumbiu de informar que o vencedor do certamente para a aquisição de 36 caças para a FAB é o avião sueco Gripen NG", anunciou Amorim.
O Gripen NG era finalista do projeto de compra junto com o francês Rafale (Dassault) e com o americano F-18 Super Hornet (Boeing). O trunfo dos suecos foi a melhor oferta de transferência de tecnologia a um custo mais baixo. "A escolha levou em conta performance, transferência efetiva de tecnologia e custo, não só de aquisição, mas de manutenção. A decisão de baseia no melhor equilíbrio desses fatores", argumentou o ministro da Defesa.
O primeiro modelo do Gripen já tem seis países como clientes, três deles parte da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan): República Tcheca, Hungria e Reino Unido. A versão NG ainda é um protótipo, mas para a Saab isso não é uma desvantagem. Pelo contrário, o Brasil poderia participar da finalização de um modelo em estágio já avançado, tendo assim acesso ao código fonte da aeronave e total autonomia para exportá-lo.
Os franceses estão tendo dificuldades para exportar o Rafale. Durante o governo Lula, a Dassault quase fechou negócio, mas Dilma se distanciou da proposta. Nem o lobby do presidente francês, François Hollande, na semana passada foi suficiente para convencer a presidente brasileira do contrário. Hollande chegou a trazer o presidente da Dassault, Éric Trappier, para oferecer informações técnicas e financeiras mais precisas às autoridades brasileiras.
O F-18 Super Hornet já tinha a desvantagem de não conseguir garantir a total transferência de tecnologia, além de restringir a exportação de aeronaves para países não aliados dos Estados Unidos. Mesmo assim, Dilma chegou a flertar com o modelo americano, mas as chances foram reduzidas drasticamente com a revelação da espionagem dos Estados Unidos a empresas, autoridades e cidadãos brasileiros.