Firmino Filho quer aliança PSDB/PT no 2º turno em Teresina
- Yala Sena
- Direto de Teresina
O candidato do PSDB a prefeitura de Teresina, Firmino Filho, anunciou nesta segunda-feira que buscará o apoio do PT para o segundo turno das eleições, mesmo sabendo que são adversários históricos no País. O tucano que disputa as eleições na capital piauiense argumentou que a conjunta nacional e local são diferentes.
Confira quanto ganham os prefeitos e vereadores nas capitais brasileiras
"A lógica local é diferente da lógica estadual e nacional. Em várias cidades como Bom Jesus (PI), houve a coligação do PSDB com o PT e União nós votamos no PT, no candidato José Barros", afirmou Firmino, destacando que o PSB e o PC do B também já tiveram ligados.
Nas eleições de 1998, o PSDB também se coligou com o PT na disputa ao governo do Estado encabeçado pelo tucano Chico Gerardo. Hoje, o PT reuniu suas lideranças e amanhã anunciará posição em coletiva, às 11h.Além do PT, Firmino disse que buscará apoio do PSB do governador Wilson Martins e o PCdoB.
Firmino está no segundo turno das eleições contra o atual prefeito Elmano Férrer (PTB). Firmino obteve 160 mil votos e a diferença dos dois foi de cerca de 20 mil votos válidos.
Agenda
Hoje, a agenda de Firmino Filho foi de entrevistas as TVs, rádios, jornais e site. Ele se reuniu com equipe de assessores e de propaganda.Firmino voltou a criticar a falta de fiscalização na compra de votos em Teresina. Ele disse que enfrentou uma "máquina milionária".
"A crítica é construtiva, pois as instituições se apegam a detalhes como tamanho de cavaletes, pinturas nas paredes e esquecem o derrame de dinheiro que precisa ser fiscalizado", disse. Ele ressaltou que fez várias denúncias na justiça eleitoral durante a campanha.
Alfinetam
Durante entrevista na TV Cidade Verde, afiliada do SBT em Teresina, os dois candidatos Elmano Férrer e Firmino Filho (PSDB) pela primeira vez se encontraram, após o resultado do primeiro turno das eleições. Firmino Filho estava sendo entrevistado ao vivo e se deparou com o prefeito Elmano. Os dois se cumprimentaram e Elmano Férrer provocou: "Agora é a vez do bigode" (marca que ficou conhecida na campanha).
Firmino imediatamente reagiu: "Tenho ali um prestobarba para tirar esse bigode, pois no primeiro turno foi tchan, depois é tchum e tchan, tchan, tchan", brincou o tucano saindo sorrindo, lembrando da propaganda da gillette.