PUBLICIDADE

EUA dão aval para Eduardo Bolsonaro assumir embaixada

Nome para cargo ainda deve passar pelo Senado brasileiro

9 ago 2019 - 19h41
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta sexta-feira (9) que recebeu o aval do governo dos Estados Unidos para a indicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para ser embaixador do Brasil em Washington. Hoje cedo, a próprio presidente Jair Bolsonaro disse que deve enviar o nome de seu filho ao Congresso já no início da próxima semana. "Pode ser segunda, terça", afirmou.

EUA dão aval para Eduardo Bolsonaro assumir embaixada
EUA dão aval para Eduardo Bolsonaro assumir embaixada
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    A indicação de Eduardo para o cargo, porém, ainda precisa ser apreciada pelo Senado, conforme prevê a Constituição brasileira.

    "O Ministério das Relações Exteriores tem a satisfação de informar que o governo dos Estados Unidos concedeu agrément a Eduardo Bolsonaro como embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil naquele país", afirmou o Itamaraty. Em nota, o filho do mandatário brasileiro declarou que a formalização pelos EUA é "motivo de orgulho" e confirma "o apoio e a confiança já expressas" pelo presidente Donald Trump em sua "capacidade de ser um representante do Brasil à altura do desafio de construir uma nova relação bilateral".

    Eduardo ainda lembrou que sua indicação deverá ser aprovada pelo Senado e, se seu nome for aprovado, "haverá um intenso e árduo trabalho a ser realizado". "Tenho consciência de que meu êxito dependerá, sobretudo, da colaboração e do diálogo estreito com o legislativo, os diversos ministérios e as forças vivas da sociedade, notoriamente a comunidade brasileira nos Estados Unidos da América", completou.

    No último dia 26 de julho, o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Ernesto Araújo, já havia confirmado que o Brasil enviou para o governo norte-americano a consulta para a indicação do deputado federal como embaixador. Hoje, Jair Bolsonaro disse, em conversa com jornalistas em frente ao Palácio da Alvorada, que também ficou feliz com o sinal positivo dos Estados Unidos e destacou que recebeu a resposta escrita pelo próprio republicano.

    "Teve um linguajar pessoal no documento que recebi. Foi pessoal, do próprio punho do Trump. Se ele autorizar, o Filipe Martins [assessor] vai entrar em contato e aí eu mostro a vocês", finalizou. (ANSA - Com informações Agência Brasil)

Ansa - Brasil   
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade