PUBLICIDADE

Dilma pede reforma do Conselho de Segurança da ONU

24 set 2014 - 11h42
(atualizado às 12h33)
Compartilhar
Exibir comentários

A presidente Dilma Rousseff reiterou nesta quarta-feira, em discurso na Assembleia-Geral da ONU, a necessidade de fazer a reforma do Conselho de Segurança da organização para que seja mais representativo e eficaz.

<p>Presidente Dilma Rousseff discursa na Assembleia-Geral da ONU na sede da organização em Nova York.</p>
Presidente Dilma Rousseff discursa na Assembleia-Geral da ONU na sede da organização em Nova York.
Foto: Mike Segar / Reuters

Dilma fez ainda um apelo pela a ampliação do direito a voto de países em desenvolvimento em instituições como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e Banco Mundial, classificando como "inaceitável" a demora nessa mudança.

"Os 70 anos das Nações Unidas, em 2015, devem ser a ocasião propícia para o avanço que a situação requer. Estou certa de que todos entendemos os graves riscos da paralisia e da inação do Conselho de Segurança das Nações Unidas", discursou a presidente.

Atualmente, o Conselho de Segurança tem cinco membros permanentes: Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Rússia e China, uma composição que em grande parte reflete o equilíbrio de poder global logo após a 2ª Guerra Mundial.

O Brasil, e outros países, defendem a reforma do órgão da Organização das Nações Unidas de forma a representar melhor o novo cenário global, incluindo a América do Sul, a África e outros países que cresceram desde o fim da guerra.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade