Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cineasta brasileira é detida nos EUA e enfrenta abuso e ameaça de deportação, diz marido

Bárbara Marques foi detida pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) durante audiência para obter green card

29 set 2025 - 14h15
(atualizado às 20h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A cineasta brasileira Bárbara Marques foi detida pelo ICE nos EUA durante audiência para obter o green card, com alegações de tratamento desumano, dificuldades no acesso à defesa e risco de deportação sem devido processo legal, segundo seu marido.
Cineasta Barbara Marques e Tucker May, marido dela e montador
Cineasta Barbara Marques e Tucker May, marido dela e montador
Foto: Reprodução/Instagram @tuckermaymysteries

A cineasta brasileira Bárbara Marques foi detida pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE) durante uma audiência agendada para obter o green card em Los Angeles.

A informação foi revelada pelo marido da artista, o montador e ator americano Tucker May, que tem usado as redes sociais para dar visibilidade ao caso. Bárbara é conhecida pelos curtas Dia de Cosme e Damião (2016) e Cartaxo (2020),

Segundo May, a prisão ocorreu de forma inesperada após o que parecia ser uma reunião bem-sucedida com agentes de imigração.

"Ao final do que nos disseram ter sido uma reunião bem-sucedida, o policial usou a desculpa de uma copiadora quebrada para induzi-la a se afastar do nosso advogado. Uma vez separada de seu advogado, ela foi presa. O motivo de sua detenção foi uma audiência judicial perdida em 2019, da qual minha esposa nunca foi notificada", relatou.

O marido também denunciou dificuldades para que Bárbara tivesse acesso à sua defesa. “O centro de detenção de Adelanto tem impedido ativamente minha esposa de se comunicar com seu advogado, atrasando a entrega dos documentos que foram enviados pelo correio”, afirmou.

Em nova atualização, divulgada nesta segunda-feira, 29, ele disse que a brasileira foi transferida para outro estado. "Ela está sendo privada de equipamentos médicos necessários para um problema crônico nas costas e até mesmo de ibuprofeno. Ela e os outros detidos estão indo mais de 12 horas sem comida".

May informou que a cineasta está em um campo de detenção na Louisiana. "Após quase 3 dias de viagem algemada, passando mais de 12 horas sem comida ou água e com pouco ou nenhum sono, ela não recebeu sequer uma cama nesta unidade. Estão negando tratamento para uma condição crônica nas costas, apesar de haver um documento por escrito... Ela não tem nenhum antecedente criminal, mas está sendo submetida a um tratamento desumano que não seria aceitável nem mesmo para criminosos perigosos".

Preocupado com uma possível deportação sem devido processo legal, Tucker May tem feito apelos públicos. "Eles poderiam estar enviando ela para qualquer lugar do mundo e não temos como saber. Estou pedindo ajuda para chamar a atenção da mídia e das autoridades sobre essas múltiplas falhas no devido processo e nos procedimentos corretos".

Ao Terra, o Ministério das Relações Exteriores informou que teve conhecimento do caso por meio do Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles, e que presta assistência consular à mulher.

"Em atendimento ao direito à privacidade e em observância ao disposto na Lei de Acesso à Informação e no decreto 7.724/2012, o Ministério das Relações Exteriores não divulga informações pessoais de cidadãos que requisitam serviços consulares e tampouco fornece detalhes sobre a assistência prestada a brasileiros", complementou o Itamaraty, em nota.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade