Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ventos de 80 km/h fecham aeroporto de Florianópolis

19 mai 2010 - 22h40
(atualizado em 19/5/2010 às 00h07)
Compartilhar

Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A ressaca destruiu partes de casas em praia de Florianópolis
A ressaca destruiu partes de casas em praia de Florianópolis
Foto: Fabrício Escandiuzzi / Especial para Terra

O mau tempo e os ventos de 80km/h que atingiram Florianópolis (SC) fizeram com que o Aeroporto Internacional Hercílio Luz fosse fechado para pousos e decolagens por quase duas horas na noite desta terça-feira. Ao menos dez vôos foram cancelados. As duas pontes de acesso à capital também foram fechadas no final da noite.

As aeronaves que não puderam aterrissar na capital catarinense, por causa do vendaval, tiveram suas rotas alteradas para outros aeroportos do Sul do País. Novas aterrissagens foram suspensas. Foram cancelados três voos para São Paulo, um para o Rio de Janeiro e outro para Porto Alegre (RS).

Entre as 19h e 21h, o fornecimento de energia elétrica no bairro do Campeche foi interrompido por três vezes. De acordo com o tenente Leandro, oficial de área do Corpo de Bombeiros, já foram registradas quedas de árvores em bairros como Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Ingleses e na região central de Florianópolis. Pelo menos três casas foram atingidas, mas não há informações sobre vítimas. No final da noite de terça-feira, o centro da capital estava com as principais ruas alagadas. A Defesa Civil pediu que as pessoas evitem de deixar suas casas no início da madrugada desta quarta-feira.

Na cidade de São José, mais de cem pessoas estão desalojadas segundo informação da secretária de Ação Social de São José, Lurian Silva. Estragos também foram verificados em Palhoça, Itajaí e no Balneário Camboriú.

Emergência

A prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência ontem em decorrência da forte ressaca que deixou mais de 20 desalojados na região da praia da Armação, no sul da cidade.

Na última semana, o avanço do mar e as ondas fortes consumiram toda a areia e causaram estragos em várias casas. De acordo com as informações divulgadas pela Defesa Civil, 74 residências e 1,8 mil pessoas foram afetadas.

Ciclone

Um ciclone extratropical deve avançar pelo Rio Grande Sul e Santa Catarina provocando vento forte nestes Estados durante a noite e madrugada. Segundo a agência meteorológica Climatempo, no início da noite as rajadas já chegavam a 102 Km/h em Santa Marta, litoral sul catarinense.

Durante a tarde choveu forte no leste de Santa Catarina. A instabilidade pode ser forte e volumosa no centro-leste e nordeste do Rio Grande do Sul e no sul e leste de Santa Catarina.

O vento intenso sobre o oceano deixa o mar agitado na costa destes Estados, com ondas entre 2 m e 3 m no litoral do Rio Grande do Sul e na costa sul de Santa Catarina.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra