Veja o que abre e fecha no feriado de Corpus Christi em SP
O paulistano poderá participar de dois grandes eventos, mas também deve prestar atenção ao trânsito, que sofrerá alterações por parte da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no feriado prolongado de Corpus Christi. A Marcha para Jesus e a Parada do Orgulho Gay alterarão não apenas as ruas, mas também a operação do Metrô. Na sexta-feira, o rodízio municipal de veículos e caminhões estará suspenso. Confira o que abre e o que fecha na capital paulista nos quatro dias:
Água
Quinta, sexta e sábado: Disque Sabesp (08000-11-99-11) funciona das 10h às 16h. A Central de Atendimento da Sabesp (telefone 195) funciona 24 horas e atende emergências. Atendimento online ocorre das 10h às 16h.
Domingo: Disque Sabesp (08000-11-99-11) funciona das 10h às 16h. A Central de Atendimento da Sabesp (telefone 195) funciona 24 horas e atende emergências. Atendimento online não funciona.
Bancos
Quinta-feira: Agências bancárias fecham.
Sexta-feira: Agências funcionam normalmente, das 10h às 16h.
Sábado: Agências operam conforme horário de sábado
Domingo: Agências fecham.
Correios
Quinta-feira: Agências dos Correios fecham. Somente a unidade do Aeroporto Internacional de Guarulhos funcionará das 9h às 17h.
Sexta-feira:Agências reabrem normalmente.
Sábado: O expediente será das 8h às 12h para as agências que funcionam aos sábados.
Domingo: Agências fecham.
Procon
Quinta-feira: Postos de atendimento no Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera fecham. Não haverá expediente para audiências, setor administrativo ou atendimento telefônico.
Sexta-feira: Atendimento retomado das 7h às 19h. Não haverá expediente para audiências, setor administrativo ou atendimento telefônico.
Sábado: Unidades funcionam das 7h às 13h. Não haverá expediente para audiências, setor administrativo ou atendimento telefônico.
Domingo: Não há atendimento.
Comércio
Quinta-feira:Funcionamento dos estabelecimentos é facultativo e, se ocorrer, será das 8h às 20h. As lojas em shoppings funcionam das 14h às 20h. As praças de alimentação e áreas de lazer (incluindo os cinemas) têm horário diferenciado: das 11h às 22h.
Sexta, sábado e domingo: funcionamento normal nos horários habituais para esses dias.
Trânsito
Quinta-feira: A CET vai interditar vias do Bom Retiro e de Santana até as 3h de sexta-feira para realização do evento Marcha para Jesus. A avenida Tiradentes, entre a avenida do Estado e o túnel Tom Jobim, sentido aeroporto, terá sua pista local interditada a partir das 6h, enquanto que a pista expressa fica fechada a partir das 9h. A praça Campos de Bagatelle será interditada das 6h às 23h. Já a avenida Olavo Fontoura, entre a praça Campos de Bagatelle e a rua Professor Milton Rodrigues será bloqueada das 9h30 às 15h. A praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira e a avenida Santos Dumont, nos dois sentidos, no trecho entre a avenida Brás Leme e a rua Santa Eulália. O horário previsto de bloqueio vai até as 23h.
Domingo: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vai monitorar o trânsito na região da avenida Paulista para a realização da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Estarão interditados, a partir das 10h, a avenida Paulista, sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Augusta, e no sentido Paraíso, entre a rua Padre João Manuel e a avenida Brigadeiro Luis Antônio. A partir das 11h30 a interdição será estendida, ficando a avenida Paulista bloqueada, no sentido Consolação, entre as ruas Teixeira da Silva e Consolação, e no sentido Paraíso, entre a rua da Consolação e a avenida Brigadeiro Luis Antônio. A partir das 12h, interdições na rua da Consolação, em ambos os sentidos, entre a alameda Santos e a avenida Ipiranga, e pista da esquerda, entre as avenidas Ipiranga e São Luis; na rua Rego Freitas, entre as ruas da Consolação e major Sertório; e na avenida Ipiranga, entre a rua da Consolação e a avenida São Luis.
Metrô
Quinta-feira: Devido ao feriado prolongado, as linhas 1-Azul e 3-Vermelha terão uma oferta maior de trens para as estações Palmeiras-Barra Funda, Jabaquara e Portuguesa-Tietê, que atendem os terminais rodoviários. O Metrô reforça a oferta também devido à Marcha para Jesus.
Sexta-feira: Operação do Metrô será feita em horário normal. Todas as linhas mantêm o número de trens dos dias úteis.
Sábado: Esquema de atendimento será igual ao do fim de semana, com 60% da frota de trens em circulação.
Domingo: Devido à 15ª Parada do Orgulho LGBT, as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha terão oferta maior de trens, em relação à frota que circula aos domingos. A companhia informa que aumentará o esquema de segurança e o número de funcionários nas bilheterias da estações Brigadeiro, Trianon-Masp, Consolação e República. O Metrô recomenda ainda aos participantes da Parada do Orgulho LGBT a utilização das estações Consolação e Brigadeiro.
CPTM
Quinta-feira: A operação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos no feriado desta quinta-feira 23 será feita com intervalos médios entre os trens parecidos com os horários de domingo.
Sexta-feira: Circulação das linhas terá intervalos médios de um dia útil, com exceção da Linha 9-Esmeralda. Esta funcionará com intervalo médio de um sábado.
Sábado e domingo: A circulação seguirá os horários de um final de semana normal. O usuário, no entanto, deve ficar atento porque a CPTM realizará obras de modernização e intervenções de manutenção de quinta-feira a domingo. Os trabalhos devem ser realizados em horários de menor demanda, segundo a companhia.
Prefeitura
Quinta, sexta, sábado e domingo: Repartições públicas municipais fecham. As praças de atendimento fecham. Parques municipais abrem normalmente.
Abastecimento
Quinta e sexta-feira: As feiras livres funcionam normalmente nos dois dias, nos locais e horários de costume. Funcionam ainda os mercados Kinjo Yamato (das 3h às 15h), Paulistano (6h às 18h), Central Leste (7h às 13h), Pirituba (7h às 14h), Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi, Vila Formosa e Teotônio Vilela (8h às 13h), Santo Amaro (8h às 14h) e Guaianases (8h30 à 13h). Os mercados da Lapa, Pinheiros e São Miguel fecham quinta-feira, mas reabrem na sexta-feira nos horários normais.
Teatros
Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: Os teatros Alfredo Mesquita, Décio de Almeida Prado, Flávio Império e Martins Penna, todos em reforma, ficam fechados. Os demais, incluindo o Theatro Municipal, mantém a programação normal.
Bibliotecas
Quinta As bibliotecas de bairro e Bosques da Leitura fecham.
Sexta-feira:As bibliotecas de bairro fecham. Biblioteca Mário de Andrade abre das 10h às 17h. Bosques da Leitura fecham.
Sábado: Bibliotecas de bairro reabrem. Biblioteca Mário de Andrade funciona das 10h às 17h. Bosques da Leitura abrem.
Domingo: Abrem apenas as unidades que costumam funcionam nesse dia e também os Bosques da Leitura.
Educação e Esportes
Quinta, sexta-feira, sábado e domingo: As aulas da rede municipal estão suspensas na quinta e na sexta-feira. Os CEUs abrem todos os dias para atividades culturais e esportivas. Os Clubes da Cidade funcionam em sistema de plantão e abrem todos os dias para atividades esportivas.
Saúde
Quinta, sexta e domingo: Hospitais e prontos-socorros funcionam. AMAs funcionam das 7h às 19h. AMAs Especialidades fecham. AMAs 24 horas funcionam. Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios de Especialidades fecham.
Sexta-feira: Hospitais e prontos-socorros funcionam. AMAs funcionam das 7h às 19h. AMAs Especialidades fecham. AMAs 24 horas funcionam. Unidades Básicas de Saúde e os Ambulatórios de Especialidades fecham.