Veja o que abre e fecha no feriado de aniversário de São Paulo
Nesta sexta-feira, a cidade de São Paulo comemora 459 anos de sua fundação. Em razão do feriado, diversos serviços públicos não funcionarão ou terão horários alterados. As agências bancárias e dos Correios passarão o dia fechadas. Veja o que abre e fecha no aniversário de São Paulo:
Abastecimento
Os mercados municipais funcionarão nos seguintes horários: Kinjo Yamato, das 3h às 13g; Paulistano (Central), das 6h às 16h; Vila Formosa, das 7h às 13h; Pirituba, das 7h às 14h; Central Leste, das 7h às 16h; Guaianases, Ipiranga, Penha, Sapopemba, Tucuruvi e Teotônio Vilela, das 8h às 13h; Santo Amaro, das 8h às 16h. Não abrirão: Lapa, Pinheiros e São Miguel.
O atendimento dos sacolões será feito nos seguintes horários: Jaguaré, das 6h30 às 13h; Santo Amaro, das 7h às 12h; Brigadeiro, Cohab Adventista e João Moura, das 7h às 13h; Butantã, das 7h às 13h30; Bela Vista, Jaraguá, Rio Pequeno e City Jaraguá, das 7h às 14h; Avanhandava e Piraporinha, das 7h às 14h30; Cidade Tiradentes, Estrada do Sabão e Freguesia do Ó, das 7h às 15h. Os sacolões da Lapa e de São Miguel não funcionarão. As feiras livres atenderão nos locais e horários habituais.
Assistência Social
Os serviços de emergência e acolhida são oferecidos 24 horas, ininterruptamente nos Abrigos e Casas de Acolhida, na Central de Atendimento Permanente e de Emergência e nos Centros de Acolhida (antigos albergues). Não funcionarão a Loja Social, o Centro de Referência de Assistência Social, a Coordenadoria de Assistência Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social.
Bancos
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento ao público na sexta-feira. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nestas datas poderão ser pagas no próximo dia útil (28 de janeiro), sem a incidência de multa.
Correios
As agências da capital paulista não abrirão nesta sexta-feira.
Cultura
Nesta sexta-feira, permanecem fechados o Arquivo Histórico Municipal; o Beco do Pinto; as bibliotecas de bairro, Monteiro Lobato, Álvares de Azevedo, Cora Coralina, José de Anchieta, Raul Bopp e Viriato Correia; os Bosques de Leitura; as escolas municipais de Bailado, Iniciação Artística e de Música; a Galeria Olido; o ponto de leitura Piqueri; a praça das Artes; e os teatros Municipal de São Paulo, Alfredo Mesquita, Arthur Azevedo, Cacilda Becker, Décio de Almeida Prado, Flávio Império, João Caetano, Paulo Eiró e Zanoni Ferrite.
A biblioteca Mário de Andrade abre das 10h às 17h; a biblioteca pública circulante funciona normalmente. Também abrem nos horários habituais a capela do Morumbi, a Casa da Imagem, a Casa do Bandeirante, a Casa do Grito, a Casa do Modernista e a Casa do Tatuapé; os centros culturais da Juventude e da Penha; o Centro de Memória do Circo; a Hemeroteca; os sítios da Ressaca e Morrinhos; e o solar da Marquesa de Santos. O teatro Martins Penna fica aberto apenas com programação adulta.
Detran
O Detran-SP não fará atendimento na sexta-feira. O Disque Detran-SP, central telefônica para informações sobre os serviços de trânsito, atenderá normalmente.
Educação
As escolas da Rede Municipal de Ensino continuarão fechadas por conta das férias, com exceção dos Centros Educacionais Unificados (CEUs), que abrirão das 8h às 18h para atividades culturais e de lazer,
Esportes
Os Clubes Escola abrirão para a população para atividades de lazer e esporte, no horário habitual.
Metrô
Nesta sexta-feira, a oferta de trens em todas as linhas será semelhante à que opera em um domingo, com 50% da frota circulando. Caso seja observado aumento da demanda, a frota poderá ser reforçada com trens reservas.
Ônibus
O transporte coletivo circulará com tabela horária de feriados, com 50% da frota nas ruas.
Parques
Os parques municipais abrem nos horários habituais.
Procon
Os postos de atendimento pessoal Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera não farão atendimento.
Saúde
Os hospitais, prontos-socorros e AMAs 24 horas funcionam todos os dias, inclusive na sexta-feira. A AMA tradicional funciona normalmente, das 7h às 19h. As UBS, Ambulatórios de Especialidades e as AMAs Especialidades fecham.
Shoppings
A Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) informou que as lojas irão abrir nesta sexta-feira, em sua maioria, com o mesmo horário dos domingos, das 14h às 20h. As áreas de lazer (praça de alimentação, cinema, entre outros) terão seus horários normais, em geral das 11h às 20h.
Subprefeituras
Não haverá expediente nas Praças de Atendimento.
Trabalho
As unidades dos Centros de Apoio ao Trabalho (CATs) e do Banco Confia não funcionam.
Trânsito
Nesta sexta-feira, serão suspensos o rodízio municipal de veículos e as regras de circulação na Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e na Zona de Máxima Restrição ao Fretamento (ZMRF). Em razão dos diversos eventos realizados para comemorar o aniversário de São Paulo, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará uma série de bloqueios viários.
A rua Rui Barbosa ficará com redução de meia pista no sentido bairro para a montagem do palco do bolo de aniversário da cidade a partir das 2h de sexta-feira, e totalmente interditada durante o evento, pela manhã; os motoristas devem utilizar as ruas Conselheiro Carrão e Treze de Maio como alternativa. O viaduto Diário Popular será interditado entre 23h45 de quinta-feira e 0h15 de sexta para o show pirotécnico no Mercado Municipal, e parcialmente liberado entre 0h15 e 1h15 para a desmontagem das estruturas.
A rua Venceslau Brás terá a faixa da extrema direita ocupada entre a rua Roberto Simonsen e a Praça da Sé, assim como o Páteo do Colégio, que terá bloqueios entre a rua Floriano Peixoto e o viaduto Boa Vista, em função dos passeios de Trólebus. Pelo mesmo motivo, a Ciclofaixa de Lazer do Centro Histórico será desviada para o calçadão da rua 15 de Novembro, a partir da rua Floriano Peixoto/Praça da Sé até a rua São Bento, seguindo até a rua Benjamim Constant; não serão montados os trecho da ciclofaixa da rua Líbero Badaró/Largo São Francisco e sobre o viaduto do Chá/Praça Ramos de Azevedo.
O viaduto Doutor Plínio de Queiroz será interditado em ambos os sentidos a partir das 11h; como alternativa, a CET desviará o fluxo de veículos no sentido bairro para a avenida Nove de Julho e, no sentido Centro, a rua Doutor Plínio Barreto.