Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

vc repórter: rio Atibaia transborda e alaga 11 bairros

5 jan 2011 - 14h55
(atualizado em 5/1/2011 às 10h15)
Compartilhar

A foto acima parece cena de retrospectiva do mês de janeiro de 2010, mas não é. Atibaia (a 70 km de São Paulo) está novamente embaixo d'água. O rio, que leva o mesmo nome da cidade, transbordou devido às chuvas que atingem a região desde o último fim de semana. A enchente atingiu bairros do município e em algumas localidades os moradores precisaram deixar suas casas, que foram alagadas.

04.01 - Atibaia/SP: moradores tentam salvar pertences em meio a enchente no interior de São Paulo
04.01 - Atibaia/SP: moradores tentam salvar pertences em meio a enchente no interior de São Paulo
Foto: Gabriela Ferraz / vc repórter

Segundo a prefeitura, 450 famílias foram atingidas, em 11 bairros da cidade - Jardim Kanimar, Guaxinduva, III Centenário, Parque das Nações, Vila Mira, CTB, Estoril, Ponte, Jardim Sueli, Caetetuba e Vila São José.

Ainda de acordo com a prefeitura, nos últimos sábado domingo e segunda choveu 154 mm, quase 86% do esperado para a primeira quinzena de janeiro. Ainda segundo o órgão municipal, "a quantidade elevada de chuvas nas cabeceiras do rio, nas regiões de Piracaia e Nazaré Paulista, também contribui para a situação de transbordamento".

Segundo a moradora Gabriela Ferraz, na manhã desta terça-feira, pessoas que moram no bairro Jardim Kanimar afirmaram que as águas subiram cerca de 18 cm no interior de suas casas. A prefeitura informou que trabalha, em conjunto com a Defesa Civil, para auxiliar e orientar os moradores afetados, e que o monitoramento do rio também é feito 24 horas por dia.

Em 2010 a cidade também enfrentou enchentes em janeiro, quando mais de 300 famílias foram prejudicadas. Na época, a prefeitura municipal culpou o excesso de chuvas e a também a empresa Sabesp, que teria liberado "um grande volume de água no rio por meio das represas de Nazaré e Piracaia que estavam cheias". Na enchente deste ano, o órgão municipal apontou como culpado exclusivamente o excesso de chuvas.

Ainda segundo a prefeitura, foi feito um pedido de desassoreamento e limpeza do rio pela prefeitura à Sabesp, para evitar novas enchentes. A juíza da 2ª Vara Cível da Comarca, Dra. Adriana Pessi, concedeu liminar que obrigava a Sabesp executar os serviços. Contudo, tal medida foi suspensa em instância superior pelo desembargador Dr. Torres de Carvalho.

Nesta terça-feira autoridades do município estavam reunidas com a Defesa Civil para discutir medidas para evitar novos alagamentos.

Os internautas Samuel Peixoto e Gabriela Ferraz, de Atibaia (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra