vc repórter: rio Atibaia transborda e alaga 11 bairros
A foto acima parece cena de retrospectiva do mês de janeiro de 2010, mas não é. Atibaia (a 70 km de São Paulo) está novamente embaixo d'água. O rio, que leva o mesmo nome da cidade, transbordou devido às chuvas que atingem a região desde o último fim de semana. A enchente atingiu bairros do município e em algumas localidades os moradores precisaram deixar suas casas, que foram alagadas.
Segundo a prefeitura, 450 famílias foram atingidas, em 11 bairros da cidade - Jardim Kanimar, Guaxinduva, III Centenário, Parque das Nações, Vila Mira, CTB, Estoril, Ponte, Jardim Sueli, Caetetuba e Vila São José.
Ainda de acordo com a prefeitura, nos últimos sábado domingo e segunda choveu 154 mm, quase 86% do esperado para a primeira quinzena de janeiro. Ainda segundo o órgão municipal, "a quantidade elevada de chuvas nas cabeceiras do rio, nas regiões de Piracaia e Nazaré Paulista, também contribui para a situação de transbordamento".
Segundo a moradora Gabriela Ferraz, na manhã desta terça-feira, pessoas que moram no bairro Jardim Kanimar afirmaram que as águas subiram cerca de 18 cm no interior de suas casas. A prefeitura informou que trabalha, em conjunto com a Defesa Civil, para auxiliar e orientar os moradores afetados, e que o monitoramento do rio também é feito 24 horas por dia.
Em 2010 a cidade também enfrentou enchentes em janeiro, quando mais de 300 famílias foram prejudicadas. Na época, a prefeitura municipal culpou o excesso de chuvas e a também a empresa Sabesp, que teria liberado "um grande volume de água no rio por meio das represas de Nazaré e Piracaia que estavam cheias". Na enchente deste ano, o órgão municipal apontou como culpado exclusivamente o excesso de chuvas.
Ainda segundo a prefeitura, foi feito um pedido de desassoreamento e limpeza do rio pela prefeitura à Sabesp, para evitar novas enchentes. A juíza da 2ª Vara Cível da Comarca, Dra. Adriana Pessi, concedeu liminar que obrigava a Sabesp executar os serviços. Contudo, tal medida foi suspensa em instância superior pelo desembargador Dr. Torres de Carvalho.
Nesta terça-feira autoridades do município estavam reunidas com a Defesa Civil para discutir medidas para evitar novos alagamentos.
Os internautas Samuel Peixoto e Gabriela Ferraz, de Atibaia (SP), participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.