vc repórter: quatis invadem ponto turístico de Campos do Jordão
No inverno, a cidade de Campos do Jordão (SP), uma das estâncias turísticas mais concorridas no Estado, vê o número de turistas crescer. Com eles, também aumenta a presença de quatis, pequenos mamíferos que habitam a região. Eles se aproximam de pontos de maior movimento junto às matas em busca de comida.
Apesar de serem animais selvagens e se alimentarem de frutos e pequenos animais, os quatis se habituaram a conseguir alimento facilmente com visitantes.
Um dos principais pontos onde isso acontece é no mirante Belvedere, localizdo na SP-123, antes da entrada da cidade. Além da vista panorâmica, o local possui um pequeno centro comercial, o que facilita o acesso a guloseimas ali vendidas. O hábito é, inclusive, incentivado pelos turistas, que costumam usar a comida para atrair os bichos.
De acordo com o secretário adjunto da Secretaria do Meio Ambiente de Campos do Jordão, Claudio Firin, tal prática não é aconselhável, pois, como animal selvagem, o quati pode se tornar agressivo. "Como todo animal de mata, ele pode atacar", afirma.
Segundo Firin, é muito comum ver os animais pela região, mas é o hábito de alimentá-los que os atrai para locais de movimento turístico - e não desmatamento como já chegou a ser dito.
Entre os outros mamíferos que podem ser encontrados com facilidade na região estão esquilos, o mono-carvoeiro, primata que é um dos animais ameaçados de extinção, e a suçuarana, cujo nome é onça-parda.
A internauta Alessandra Souza, de Campso do Jordão (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.