vc repórter: lixo e entulho são jogados nas ruas da zona sul de SP
Um flagrante das ruas do bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo (SP), mostra que lixo de grande porte ainda é depositado nas ruas do bairro sem destino adequado. O problema é causado, principalmente, pela não-adoção de um procedimento correto na hora de descartar materiais como pneus, madeiras, eletrodomésticos sem uso, e entulho.
Mesmo com serviços de recolhimento oferecidos pela subprefeitura, estes materiais ainda são despejados na via pública, muitas vezes impedindo o uso de calçadas e atrapalhando o trânsito na região. Entulho e resíduos de obras também são jogados nas vias.
Por ser um dos principais fatores de enchentes, o acúmulo de lixo em zonas de escoamento da água é preocupação ainda maior durante a época de chuvas.
Tais fatores fatores facilitam a ação de catadores de lixo, que, na maioria das vezes, despejam o entulho em áreas não autorizadas e não apropriadas, o que agrava o problema.
As ruas Municipal e Octávio de Abreu Sampaio, fotografadas com grande quantidade de lixo, são exemplos do problema na região. Segundo a Subprefeitura do Jabaquara, os locais são "pontos viciados de despejo de lixo e entulho". "Estes locais recebem os serviços de limpeza e coleta uma vez por semana, os quais obedecem a uma programação que atende todos os pontos viciados da região", explica em nota a assessoria de imprensa do órgão.
Segundo o morador Fabio Silva, mesmo após a coleta semanal de entulho realizada nesta quinta-feira, dia 19/3, pela Subprefeitura, na manhã desta sexta-feira o lugar já tinha lixo acumulado.
A assessoria de imprensa da subprefeitura reconhece que a demanda exige uma freqüência maior que a estabelecida atualmente. Segundo eles, não raras vezes, a coleta é feita em mais de um dia na semana e tende a ser mais comum em locais que apresentem a necessidade.
A orientação para quem possui resíduos de obras e entulho para serem despejados é contratar caçambas credenciadas e com registro na Limpurb. Outra alternativa é levar o material a áreas legais para depositar resíduos da construção e demolição, chamadas de EcoPontos. O morador deve consultar qual o EcoPonto mais próximo de sua residência, já que a região do Jabaquara não possui um próprio.
Em relação ao lixo de grande porte, como pneus, colchões, móveis e eletrodomésticos sem uso - exceto entulho -, os moradores devem consultar o site da Subprefeitura para saber a data da Operação Cata-Bagulho em sua região.
Os próximos locais a serem atendidos são Vila Guarani e Cidade Vargas, de 23 a 28/03. Aqueles que tiverem dúvidas sobre a operação podem contatar a Coordenadoria de Infra-Estrutura Urbana e Obras, no telefone (11) 3397-3200.
O internauta Fabio B. Silva, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.