vc repórter: Guarulhos reduz frota de ônibus durante férias escolares
Quem utiliza as linhas de ônibus 435, que liga o jardim Fortaleza ao jardim Santa Clara, e 486, que vai da Cidade Soberana ao Terminal São João, em Guarulhos, na Grande São Paulo, enfrenta, desde o início de julho, dificuldades para a locomoção. É que com as férias escolares, o número de ônibus que atende a região foi reduzido.
Cibele Alves é moradora do bairro Cidade Soberana e trabalha próximo à base aérea, no Jardim Cumbica. Ela conta que, desde o começo de julho, demora aproximadamente duas horas para voltar para casa, em um trajeto que, antes, percorria em apenas uma hora.
"Chego ao ponto de ônibus na rua João Veloso todos os dias por volta das 18h. Antigamente já estava no transporte às 18h10. Agora, os ônibus passam tão lotados que não param. Consigo pegar um lá para as 18h40 e depois de perder uns três. Na última quarta-feira, o primeiro ônibus só foi passar às 18h30 e consegui tomar a condução somente às 18h55. Por que não tem ônibus a cada 10 minutos que seja?", questiona.
Em contato com o Terra , a Secretaria de Transportes e Trânsito da prefeitura de Guarulhos admitiu a redução do número de ônibus que atendem o bairro Cidade Soberana em alguns horários durante o período de férias escolares que acontecem em julho e explicou que medida só foi adotada onde se verificou uma diminuição da demanda.
A Secretaria informou ainda que o atendimento ao bairro do Soberana, especialmente aos usuários vindos de Cumbica, é realizado pela linha 435, que opera com 12 veículos e intervalos médios de 20 minutos, e pela linha alimentadora 486, que tem frota de 11 veículos e intervalos de 8 minutos. O órgão ressaltou que as fiscalizações são realizadas periodicamente e que, havendo necessidade, irá promover o aumento na frota que atende o local.
A internauta Cibele Alves, de Guarulhos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.