vc repórter: enchente em Itaquaquecetuba é atribuída ao lixo
As constantes enchentes em ruas da região central de Itaquaquecetuba (SP), região metropolitana de São Paulo (SP), são atribuídas ao lixo que entope bueiros e bocas de lobo. A avenida Ítalo Adami é uma das mais prejudicadas após as chuvas.
"Esta via tem muito movimento e inunda sempre que chove. Há muito lixo, entulho e não são tomadas as devidas providências", reclama Luciane Bordini, moradora do município.
De acordo com ela, é necessário que a água baixe para que os moradores possam entrar em casa. "O córrego que fica atrás de um posto de gasolina nesta região sempre transborda e as enchentes alagam residências e estabelecimentos comerciais", completa Luciane.
O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Joaquim Gonçalves da Silva, informa que a avenida Ítalo Adami está localizada em uma parte baixa de Itaquaquecetuba e recebe todos os detritos jogados indevidamente nos bueiros e bocas de lobo dos bairros localizados acima.
Segundo o secretário, a via em questão recebe serviços de varrição e limpezas em geral, mas chuvas muito fortes podem provocar maiores transtornos.
"O ideal seria a construção de uma galeria maior de águas pluviais na via, porém, não há previsão para que isto ocorra, pois o município trabalha de acordo com um cronograma de prioridades", diz Joaquim Gonçalves da Silva em nota oficial.
Os moradores de Itaquaquecetuba podem registrar uma Ordem de Serviço junto à Secretaria de Obras e Serviços Públicos da prefeitura, informa o secretário, e uma equipe técnica visitará a localidade a fim de avaliar os serviços adicionais que podem ser executados.
A internauta Luciene Bordini, de Itaquaquecetuba (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.