vc repórter: Brotas limitará acesso a pontos turísticos
Destino turístico de praticantes de esportes radicais, Brotas (SP) pretende implementar até o fim do ano a utilização de vouchers (bilhetes ambientais). O projeto consiste no controle da visitação turística em locais sujeitos à degradação ambiental.
A prefeitura emitirá os bilhetes e os repassará às empresas que operam roteiros turísticos. Essas, por sua vez, distribuirão os bilhetes aos seus clientes durante os passeios. Conforme o ponto turístico, a quantidade de praticantes de determinada atividade será limitada a um número máximo por dia.
Tomás Santo André, técnico em turismo da Secretaria Municipal de Turismo, informa que o impacto ambiental de cada atividade não foi estabelecido aleatoriamente, mas definido por meio de estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, de Piracicaba.
Segundo o estudo, por exemplo, fazer canionismo (seguir o percurso traçado de um curso d'água pelo interior de um cânion) em determinada cachoeira pode desgastar as rochas, o que explica a necessidade de limitação diária. Atualmente, o controle é feito por meio das informações repassadas pelas empresas e por fiscalização de técnicos da prefeitura.
"Com o voucher, teremos um controle maior da visitação, mas não deixaremos de fiscalizar. Se não houver controle, poderemos estar comprometendo a capacidade de regeneração da natureza e matando a galinha dos ovos de ouro", afirma Santo André, referindo-se ao turismo, um dos principais segmentos econômicos do município.
O internauta Daniel, de Santa Gertrudes (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.