vc repórter: após ventania e temporal, Sul terá terça-feira mais amena
No Sul do País, o início da semana foi de ventania, com rajadas de vento de até 120 quilômetros por hora causadas por uma forte linha de instabilidade, que trouxe com ela também tempestades. A expectativa para os próximos dias, contudo, é de melhora para os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Essa linha de instabilidade começou a atuar na madrugada e se alongou pela manhã desta segunda-feira sobre o Rio Grande do Sul, onde as tempestades foram severas principalmente no oeste do Estado, próximo à fronteira com a Argentina. Em Santa Rosa, por exemplo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajada de vento de 122 km/h, às 8h, de acordo com a agência meteorológica Climatempo.
O clima hostil é causado também pelo deslocamento de uma frente fria sobre a região.No decorrer da tarde , ela avançou sobre o Paraná, também provocando temporais com ventania e granizo. O Inmet registrou rajada de 106 quilômetros por hora no município de Dois Vizinhos, às 15h. Já em Marechal Cândido Rondon, às 16h, a velocidade registrada foi de 120 quilômetros por hora.
Nesta terça-feira, a região ainda terá pancadas de chuvas, mas não há mais expectativa de tempestades.
O internauta Luiz Paulo Zart, de Carazinho (RS), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.