TJ-RJ fecha terminal de ônibus e passageiros se revoltam
O terminal de ônibus da Misericórdia, localizado nas proximidades da Praça XV, no centro do Rio de Janeiro, foi fechado na manhã desta quinta-feira sem qualquer aviso prévio aos passageiros. A interdição foi determinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Luiz Zveiter, que planeja construir uma praça no local.
Os usuários, revoltados com a falta de informações, provocaram um pequeno tumulto e foram contidos por guardas municipais e policiais militares (PMs). Operários cercaram o terminal com tapumes e os usuários preveem mais confusão no final da tarde, quando milhares de pessoas embarcam no local com destino à zona oeste do Rio e para municípios do Grande Rio.
Com a decisão da Justiça, os coletivos que faziam ponto final no terminal passaram a ser circulares, sendo impedidos de parar. Agora, os veículos fazem apenas o retorno no local. Para tentar ajudar no embarque dos passageiros, algumas empresas determinaram uma nova parada para suas linhas, fora do terminal Misericórida, o que também provoca confusão e mais falta de informação entre os usuários.
O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), responsável pelas linhas intermunicipais que possuem pontos no terminal Misericórdia, também não foi informado do fechamento.