PUBLICIDADE

SP implanta 7,7 quilômetros de novas faixas de ônibus na segunda

9 dez 2013 - 07h06
(atualizado às 07h07)
Compartilhar
Exibir comentários

A prefeitura de São Paulo instalará, na segunda-feira (9), mais 7,7 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus na cidade. Com as novas implantações, a capital paulista chega a 282,8 quilômetros de vias especiais para o transporte coletivo inauguradas este ano.

No início do ano, a prefeitura tinha como meta implantar 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros. Agora, a expectativa é que, até o fim de 2013, 300 quilômetros de vias segregadas sejam implantas na capital paulista. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus.

Consolação

A região da Consolação ganhará 300 metros de faixas exclusivas para o transporte público. A faixa será implantada em direção ao centro, entre a Avenida Doutor Arnaldo e a Alameda Santos, e será conectada ao corredor de ônibus no eixo Rebouças-Consolação. Os coletivos terão prioridade à esquerda no Viaduto Okuhara Koei, de segunda a sexta-feira, das 4h às 23h e, aos sábados, das 4h às 15h.

Vila Mariana

Um complemento de 1,5 quilômetro de faixa exclusiva à direita para ônibus será implementado no eixo formado pela avenida Bernardino de Campos, rua Vergueiro, avenida Professor Noé de Azevedo e rua Domingos de Morais, na Vila Mariana, na zona sul. O transporte público terá prioridade pela nova faixa de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e, aos sábados, das 6h às 14h.

Centro

A rua da Figueira, na região central da cidade, ganhará 300 metros de faixa exclusiva à esquerda para ônibus. O transporte coletivo terá prioridade pela nova faixa no trecho entre o acesso ao viaduto Antônio Nakashima e a rua Maria Domitila, de segunda à sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h.

Parque do Carmo

O entorno no Parque do Carmo, na zona leste, ganhará 2,6 quilômetros de faixa exclusiva. Os coletivos terão prioridade à direita, em ambos os sentidos da avenida Osvaldo Pucci, rua John Speers e avenida Adriano Bertozzi, de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e sábados, das 6h às 14h.

Avenida Brigadeiro Faria Lima

A avenida Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste, ganhará mais 1,1 quilômetro de faixa exclusiva à direita. Essa nova faixa será um complemento à de 1,6 km já existente na avenida. Os coletivos terão prioridade em ambos os sentidos, de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h. 

Corredor Santo Amaro

O corredor formado pelas avenidas Santo Amaro/São Gabriel/Nove de Julho e, também, a avenida Juscelino Kubitschek receberá ao todo 1,2 km de faixas exclusivas. Desse total, 110 metros estarão à direita, e o restante vai operar à esquerda em período integral. Essa faixa vai operar de segunda à sexta-feira, das 6h às 22h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Rua Ari Aps

A Rua Ari Aps, na zona oeste da capital paulista, ganhará 700 metros de faixa exclusiva à direita para ônibus. O transporte coletivo terá a prioridade em direção ao bairro, no trecho entre a rua Augusto Farinha e a avenida Marechal Fiuza de Castro, de segunda à sexta-feira, das 6h às 20h, e aos sábados, das 6h às 14h.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade