SP: grupo que estava perdido na Serra do Mar é resgatado
Os seis homens que estavam perdidos desde o fim da tarde de domingo no Parque Estadual da Serra do Mar foram encontrados na manhã de quarta-feira em São Paulo. O grupo foi localizado no fim de uma trilha que leva ao rio Mogi, dentro do parque estadual, área conhecida como Vale da Morte, próximo de Cubatão. Eles estavam sem ferimentos graves. Participaram da ação equipes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar, com ajuda do helicóptero Águia.
O primeiro homem foi resgatado com ajuda de uma cesta por estar com os pés machucados. Depois, o helicóptero ficou mais próximo ao chão e jogou uma escada, por onde os homens subiram. Toda a operação levou cerca de uma hora.
Segundo o Pronto-Socorro Municipal de Cubatão, para onde foram levados, eles apresentaram quadro de hipotermia e náuseas devido à exposição ao frio e chuva e à falta de alimentação. Todos passam bem e foram liberados no início da tarde de ontem. São eles: Luciano de Oliveira, 31 anos, Antonio Ribeiro de Barros, 30 anos, e Alberto Ribeiro de Barros, 28 anos, de Mauá; Vagner Felipelli, 51 anos, escrivão de polícia, de Santo André; Sebastião Barbosa da Silva, 57 anos, de Santo André; e José Carlos Duarte Sapucaia, 52 anos, de São Paulo.
O motorista Sérgio César Ernandes, 37 anos, também fazia parte do grupo, mas foi ele quem conseguiu caminhar até a rodovia Piaçaguera e chegar em Santos, na segunda-feira, e avisar familiares, que acionaram os bombeiros.
O grupo de quatro pessoas saiu no domingo pela manhã para passear na trilha da Cachoeira da Fumaça, na altura do km 43 da Rodovia Antônio Adib Chammas (SP-122), em Paranapiacaba, Santo André. De lá, avistaram a Cachoeira da Garganta do Diabo e decidiram ir até lá. No caminho de volta, já perdidos, encontraram outras três pessoas que também não achavam o caminho de volta.