PUBLICIDADE

SC e RS registram queda de neve pela primeira vez em 2011

26 jun 2011 - 16h56
(atualizado em 27/6/2011 às 11h39)
Compartilhar

Fabrício Escandiuzzi

Foram apenas alguns minutos, mas a expectativa dos meteorologistas é que o fenônemo possa se intensificar durante a noite e madrugada desta segunda-feira
Foram apenas alguns minutos, mas a expectativa dos meteorologistas é que o fenônemo possa se intensificar durante a noite e madrugada desta segunda-feira
Foto: Rodrigo Rocha/São Joaquim Online / Divulgação

As cidades de São Francisco de Paula (RS), São Joaquim (SC) e Gramado (RS) registraram a queda de neve pela primeira vez em 2011. Ambas as cidades ficam localizadas na região serrana e registraram poucos flocos de neve. Em Gramado, a última precipitação aconteceu por volta das 23h deste domingo. No entanto, de acordo com os institutos de meteorologia as condições climáticas estão favoráveis para que a neve volte com maior intensidade.

Em Santa Catarina, pouco depois das 16h, os primeiros flocos foram registarados no distrito do Cruzeiro, segundo informou via Twitter o meteorologista Ronaldo Coutinho, do Climaterra. A temperatura na cidade estava em 1,9º C quando os primeiros flocos apareceram.

No centrinho de São Joaquim, a neve chegou cerca de 30 minutos depois, quando os termômetros marcavam 1,5ºC. Foram apenas alguns minutos, mas a expectativa dos meteorologistas é que o fenônemo possa se intensificar durante a noite e madrugada desta segunda-feira, inclusive gerando acúmulo de neve nas regiões mais elevadas.

No Rio Grande do Sul, a cidade de São Francisco de Paula, a 112 km de Porto Alegre, na serra gaúcha, registrou uma leve queda de neve durante a chuva que atingiu a cidade neste domingo, segundo informações do Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, a quantidade de gelo foi muito pequena e não chegou a acumular nas ruas.

Segundo a agência climatológica Climatempo, turistas também teriam visto neve na cidade de Bento Gonçalves, mas o Corpo de Bombeiros local descartou a queda de neve na cidade.

Moradores de Farroupilha, na serra gaúcha, também dizem ter visto neve cair das 23h30 até pouco depois da meia-noite.

Segundo a Climatempo, a combinação entre a passagem de uma frente fria e a entrada de uma intensa massa de ar polar do Rio Grande do Sul deixou o tempo bem frio e úmido hoje na região serrana do Estado e também na serra de Santa Catarina.

Choveu fraco praticamente o domingo todo na região e a temperatura só caiu no decorrer do dia. Agora os termômetros estão variando entre 1ºC e 4ºC nas serras. Com o frio e a chuva, houve condições para a ocorrência de neve.

Se você testemunhou a queda da neve nas serras gaúchas e catarinenses, participe do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Mande fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Terra

Colaboraram com esta notícia os internautas Josef Peruck, de Criciúma (SC), Tiago Pereira, de Farroupinha (RS) e Carol Bohrer, de Canela (RS), que participaram do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade