Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SC: Defesa Civil registra 14 decretos de emergência por chuva

9 set 2011 - 19h20
(atualizado em 9/9/2011 às 12h59)
Compartilhar

A Defesa Civil de Santa Catarina registrava, até as 22h desta quinta-feira, 14 comunicados de situação de emergência por causa da chuva. Desses, 11 foram informados hoje. Além disso, segundo o órgão, as chuvas afetaram quase 490 mil pessoas no Estado.

Chuva deixou o rio Itajaí com grande volume d'água em Blumenau
Chuva deixou o rio Itajaí com grande volume d'água em Blumenau
Foto: Marcelo Martins/SECOM/Prefeitura de Blumenau / Divulgação

Os municípios em situação de emergência eram: Angelina, Bocaina do Sul, Brusque, Caçador, Ituporanga, Jose Boiteux, Leoberto Leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio dos Cedros, Rio das Antas, Tijucas, Navegantes e Witmarsum. Outras 26 cidades, entre elas Florianópolis e Blumenau, encaminharam Notificação Preliminar de Desastre (Nopred). Os desalojados somavam mais de 18 mil pessoas, enquanto os desabrigados já eram 1.314.

Pelo Twitter, a Defesa Civil informou que os municípios de Blumenau, Indaial, Lebon Regis, Rio do Campo, Rio dos Cedros, Rio do Sul, Rio Rufino, Timbo, Brusque, Ituporanga, Lages e Florianópolis registraram enchentes. Houve enxurradas em Alfredo Wagner, Angelina, Armazem, Balneario Barra do Sul, Bocaina do Sul, Botuverá, Braço do Trombudo, Camboriú, Florianópolis, Fraiburgo, Ilhota, Jaraguá do Sul, Jose Boiteux, Leoberto Leal, Navegantes, Pouso Redondo, Rio das Antas, Santa Rosa de Lima, São Domingos, São Lourennço do Oeste, São Ludgero, São Martinho, Tangara e Videira.

O governo estadual informou que liberou R$ 3 milhões para o pronto-atendimento aos atingidos. O Estado afirmou ainda tem um estudo para ampliar as ações de prevenção às cheias. A análise é feita pela Agência de Cooperação Japonesa (Jica). Uma das ações é aumentar a capacidade da represa de Ituporanga, que afeta diretamente o município de Rio do Sul. às 22h30, a Defesa Civil informou que o Exército se deslocava para o Vale do Itajaí para prestar atendimentos.

A previsão é de mais chuva forte para os próximos dias, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia. Nas próximas 24 horas, o acumulado previsto de chuva deve ficar entre 70 e 100 mm em todas as regiões do Estado, podendo superar esse valor em algumas localidades. Ainda, rodovias federais e estaduais registram queda de barreiras e a Defesa Civil estadual alertava para o risco de trafegar na BR-470, BR-282, BR-280, BR-116 e BR-101.

Blumenau evacua ameaçados

A prefeitura de Blumenau, a 120 km de Florianópolis, iniciou a evacuação de ruas que podem ser atingidas pela enchente nesta quinta-feira. Equipes da Defesa Civil orientavam moradores a deixarem suas casas e procurar abrigos com familiares ou em locais públicos. O transporte público também foi interrompido em toda a cidade.

Seis abrigos foram abertos para atender a população. Dos atingidos, 40 famílias precisaram deixar suas casas. Blumenau foi uma das cidades mais atingidas nas enchentes de 2008, que mataram 135 pessoas em todo o Estado. Na medição realizada às 17h, o rio Itajaí Açu estava 10,4 m acima de seu nível normal. Segundo a previsão da Defesa Civil, as águas podem ultrapassar os 12 m durante a noite, o que causaria alagamentos em boa parte da cidade e afetaria cerca de 60 mil pessoas, segundo o órgão.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra