PUBLICIDADE

RS: jovem dá à luz em cadeia durante visita a companheiro

Agentes penitenciários foram os responsáveis pelo parto

29 mai 2017 - 19h50
(atualizado às 19h50)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação

Era para ser apenas uma visita de rotina ao companheiro, um apenado do sistema prisional gaúcho, mas a ida até a Penitenciária Modulada de Charqueadas acabou de forma inusitada para uma jovem de 26 anos. Grávida, a mulher entrou em trabalho de parto ainda durante o período de visitação, e acabou dando à luz dentro da unidade prisional. O fato foi registrado neste domingo, e poderia ter um desfecho trágico não fosse a habilidade dos servidores da Superintendência de Serviços Penitenciários, a Susepe. 

Conforme o relato da equipe, a jovem teve acesso ao local normalmente, no horário destinado às famílias e amigos de presos. Na saída, por volta das 16h30, ela passou a ter fortes contrações, momento em que o socorro médico foi acionado. A mulher foi acomodada na sala de revistas da cadeia, mas o bebê não esperou a chegada do resgate: nasceu com a ajuda dos agentes penitenciários. 

Logo após o nascimento, a criança não apresentava sinais vitais, momento em que foram aplicadas manobras de primeiros-socorros. Os agentes Cristiane Rezek Silveira, Pabline dos Santos do Nascimento e Marcelino Silva Bitencourt foram os responsáveis por executar o parto, e acabaram salvando a criança. Na chegada do SAMU, a menina já respirava e retomou a coloração normal. 

De acordo com Cristiane, a primeira reação foi salvar a vida da criança: "ela demorou a chorar. Limpei o seu nariz e a boca, depois, passei a massagear o peito dela, já que estava ficando roxa. Quando eu senti o coração do bebê, lembrei dos meus filhos", disse. Já a diretora da penitenciária, Karoline de Souza, afirmou que os profissionais são treinados para todo o tipo de adversidade, e que mesmo não sendo uma situação corriqueira, "os colegas agiram com garra e foram rápidos e certeiros".

Mãe e filha foram levadas ao hospital da cidade de São Jerônimo e passam bem.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade