Rede criminosa que invadiu sistema judicial e divulgou vídeos proibidos é alvo de operação no RS
Polícia Civil cumpre mandados no RS e em SC contra grupo suspeito de crimes digitais e divulgação de conteúdo de processo sigiloso.
A Polícia Civil desencadeou nesta terça-feira (12) a Operação Discórdia, conduzida pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo. Mandados judiciais foram cumpridos em Pelotas, Rio Grande, Montenegro, Arvorezinha e Imbituba/SC, com foco em um grupo acusado de invadir o sistema eproc e divulgar dados em redes sociais.
Segundo o DERCC, os investigados — dois adolescentes e dois adultos — também teriam comercializado informações sigilosas obtidas no Sistema de Consultas Integradas. A operação resultou na apreensão de celulares e HDs que serão analisados para identificar todo o fluxo de compartilhamento de dados.
As investigações apontaram que o grupo divulgou vídeos restritos relacionados a um processo de abuso sexual contra adolescente. A motivação estaria ligada a vingança contra a vítima, sendo que o suposto mandante permanece preso em função do mesmo caso.
Os adolescentes foram enquadrados em ato infracional análogo à invasão de sistema informático, associação criminosa e divulgação de material pornográfico envolvendo menor. Já os adultos enfrentam acusações pelos mesmos crimes, além de corrupção de menores.
Com a informação PC.