PUBLICIDADE

Polícia faz operação no Jacarezinho em projeto de ocupação

Em maio do ano passado, 29 pessoas morreram em uma operação policial na comunidade

19 jan 2022 - 08h53
(atualizado às 08h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Agentes da Polícia Militar, em ação conjunta com a Polícia Civil, são vistos em ação durante a Operação no Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro
Agentes da Polícia Militar, em ação conjunta com a Polícia Civil, são vistos em ação durante a Operação no Jacarezinho, na zona norte do Rio de Janeiro
Foto: JOSE LUCENA/THENEWS2 / Estadão

As Polícias Militar e Civil do Rio de Janeiro realizam na manhã desta quarta-feira uma operação de ocupação da favela do Jacarezinho, na zona norte da capital, e de comunidades do entorno no que o governador fluminense, Cláudio Castro (PSC), disse ser parte de um projeto maior para retomada dos territórios de comunidades do Estado dominados por criminosos.

"O governo do Estado inicia uma retomada de território na comunidade do Jacarezinho. Comunidades que estão no entorno também serão ocupadas, como a do Manguinhos, Bandeira 2 e Conjunto Morar Carioca", disse a PM do Rio no Twitter, antes de divulgar uma série de imagens da operação.

Em entrevista à GloboNews, o porta-voz da Polícia Militar fluminense, tenente-coronel Ivan Blaz, disse que não houve registro de confrontos armados na operação desta quarta.

Em sua conta no Twitter, Castro afirmou que a operação policial no Jacarezinho é parte de um projeto mais amplo para retomada de territórios dominados por criminosos no Estado e disse que mais detalhes serão anunciados no sábado.

"Damos início a um grande processo de transformação das comunidades do Estado do Rio. Foram meses elaborando um programa que mude a vida da população, levando dignidade e oportunidade. As operações de hoje são apenas o começo dessa mudança, que vai muito além da segurança", disse o governador.

"No sábado, vou detalhar os projetos que serão iniciados de maneira permanente em duas comunidades. E que servirão de modelo para outros importantes lugares que sofrem com a ausência de serviços e programas que realmente colaborem para melhorar a vida de quem mora nessas áreas", acrescentou, sem especificar a quais comunidades se referia.

Em maio do ano passado, 29 pessoas morreram em uma operação policial no Jacarezinho, sendo 28 suspeitos e um inspetor de polícia, na operação mais letal da história da Polícia Militar fluminense.

Em um passado recente, autoridades do Estado do Rio de Janeiro tentaram retomar territórios em comunidades carentes dominados por criminosos, como foi o caso das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) durante a gestão do ex-governador Sérgio Cabral. A iniciativa, no entanto, acabou perdendo força ao longo do tempo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade