PM dá dicas de segurança para compras na 25 de março
- Peter Fussy
- Direto de São Paulo
Com a aproximação das festas de fim de ano, os centros de comércio popular recebem milhões de pessoas e fica até difícil caminhar entre tanta gente e comerciantes. Os esbarrões são comuns, mas às vezes podem ser perigosos. Segundo o capitão da Polícia Militar Renato de Natale, que comanda o policiamento na região da rua 25 de Março, a quantidade de pessoas facilita a ação de criminosos e é preciso tomar certos cuidados para não ser vítima de furtos.
O capitão da PM aconselha as mulheres a levarem bolsas pequenas, apenas com o necessário, e sempre carregá-las à frente do corpo. De acordo com Natale, muitos furtos acontecem pela oportunidade, por isso fique sempre atento se a bolsa está completamente fechada para não facilitar. Além disso, evite abrir a bolsa e tirar coisas em meio à multidão, alguém pode te observar e seguir.
Natale desaconselha também a utilização de telefones celulares, principalmente os mais modernos. Mesmo se alguma coisa te interessar, tente não comprar nada de camelôs nas ruas. "Evite principalmente produtos eletrônicos. Eles têm procedência duvidosa ou ilegal e você pode acabar sendo vítima de um estelionato", afirmou o policial militar, lembrando de casos em que o comerciante pede parte do dinheiro para "buscar" o produto na loja e nunca mais volta ou entrega uma caixa vazia.
"Também não perca seu cartão de crédito de vista. Ele pode ser clonado", completou Natale. As mesmas dicas valem para outros centros comerciais, como a região do Brás na capital paulista. Mesmo ainda faltando mais de um mês para o Natal, a prefeitura da cidade já aumentou o efetivo de policiamento nestas localidades.