PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

PF realiza operação contra grupo que contrabandeava cigarros do Paraguai no Rio Grande do Sul

Investigados monopolizavam distribuição dos produtos em Soledade e região

26 mar 2024 - 14h21
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) a Operação Fumus Prohibitus, visando desarticular um grupo ligado a uma facção criminosa, envolvido no contrabando e comércio irregular de cigarros de origem paraguaia.

Foto: POLÍCIA FEDERAL/ DIVULGAÇÃO / Porto Alegre 24 horas

Cerca de 52 policiais federais, com o suporte da Receita Federal, estão cumprindo 13 mandados de busca e apreensão nos municípios de Soledade (10), Barros Cassal (02) e Passo Fundo (01).

As investigações tiveram início após a prisão em flagrante, realizada por policiais militares em Soledade, em abril de 2021, de um casal que transportava um veículo carregado com aproximadamente quatro mil maços de cigarros de origem estrangeira.

A Polícia Federal, ao avançar nas investigações, constatou que o homem detido em flagrante contava com a autorização e proteção de uma facção criminosa para controlar a distribuição da mercadoria contrabandeada em Soledade, sendo o "representante" exclusivo da facção no comércio ilegal de cigarros na região.

Além disso, o grupo intimidava e ameaçava concorrentes com disparos de arma de fogo, envio de vídeos com ameaças e realização de "fiscalização" armada nos estabelecimentos revendedores de cigarros, visando garantir a exclusividade na distribuição dos produtos contrabandeados no município.

A investigação identificou diversos estabelecimentos comerciais que adquiriam o produto ilícito exclusivamente da facção criminosa, os quais são alvos das medidas judiciais executadas nesta terça-feira.

Os crimes investigados na operação incluem contrabando e comércio ilegal de produtos contrabandeados, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade