Pesquisador desmaia e morre durante escavação em gruta no Ceará
Biólogo de 31 anos foi encontrado morto por Corpo de Bombeiros
O biólogo Janderson Assandre, de 31 anos, morreu durante uma escavação em uma gruta no Ceará após desmaiar; suspeita-se de inalação de gases ou movimentação de terra, e as circunstâncias estão sendo investigadas.
O pesquisador e biólogo Janderson Assandre, de 31 anos, morreu nesta terça-feira, 30, durante uma escavação em uma gruta no Sítio Lajeirinho, zona rural de Limoeiro do Norte (CE). Ele era natural de São Carlos (SP) e tinha experiência como escalador.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Ceará, Janderson estava acompanhado de um colega quando ambos passaram mal dentro da gruta. O pesquisador desmaiou e não resistiu. A segunda vítima foi resgatada consciente e encaminhada ao Hospital São Raimundo, no município.
O local era de difícil acesso e o trabalho de resgate foi considerado complexo devido ao risco de desmoronamento e à profundidade da fenda. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Ceará) também participou da operação.
Segundo os bombeiros, a suspeita inicial é de que o desmaio tenha sido causado por inalação de gases tóxicos ou pela movimentação de terra. A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil apura as circunstâncias da morte e que apenas o laudo da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) poderá confirmar a causa.
O corpo de Janderson será levado para São Carlos, onde será velado em data a ser definida.