IPTU 2026: Prefeitura de SP divulga calendário de pagamento do imposto; veja datas de vencimentos
Consulta aos valores começa em 15 de janeiro; imposto pode ser pago à vista, com desconto de 3%, ou parcelado em até dez vezes
A Prefeitura de São Paulo divulgou o calendário do IPTU 2026, com vencimento da primeira parcela — ou do pagamento à vista — marcado para fevereiro. Os valores do imposto poderão ser consultados a partir de 15 de janeiro, no site oficial do município, junto ao edital que traz todas as datas de vencimento.
Quem optar por quitar o IPTU em parcela única terá desconto de 3%. O imposto também poderá ser parcelado em até dez vezes. Neste ano, os contribuintes receberão apenas a notificação inicial, com a opção de pagamento à vista ou da primeira parcela. A partir de 2026, não haverá o envio de uma segunda correspondência com as demais parcelas. Quem escolher o parcelamento deverá emitir os boletos mensalmente pela internet.
O pagamento do IPTU 2026 poderá ser feito pelos canais tradicionais e também via PIX. A emissão da guia deve ser realizada exclusivamente pelo site oficial do imposto. O valor também poderá ser quitado por débito automático, opção que permanece válida para quem já a utiliza e pode ser solicitada até o vencimento da primeira parcela.
A Secretaria Municipal da Fazenda alerta que não envia links ou cobranças por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens e orienta os contribuintes a conferirem os dados do beneficiário antes de concluir o pagamento.