Pastor é preso em Canoas suspeito de abusar de adolescente em curso de batismo
Crime teria ocorrido dentro da igreja. Pelo menos outras duas pessoas afirmaram também ter sido vítimas de abusos cometidos pelo mesmo pastor
A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta terça-feira (23), um pastor de 57 anos acusado de abuso sexual contra uma adolescente de 12 anos em Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre. O caso teria ocorrido em 2018, durante um curso de preparação para batismo na igreja em que ele atuava, no bairro Mathias Velho.
De acordo com a investigação, o suspeito dispensou os demais jovens no último dia do curso, trancou a menina dentro do templo e cometeu o abuso. Antes disso, já havia demonstrado interesse sexual pela vítima.
A jovem, hoje com 19 anos, demorou a relatar o crime. Segundo a polícia, ela enfrentou crises de ansiedade e pânico desde o episódio, precisando de acompanhamento psicológico. Somente neste ano, após o tratamento, decidiu procurar as autoridades.
O delegado Maurício Barison, titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), destacou a importância da prisão que, além da retirada do suspeito da sociedade, é também a libertação das vítimas de prisões emocionais e traumáticas.
Outros relatos também chegaram à DPCA em 2024. Pelo menos duas pessoas afirmaram ter sido vítimas de abusos cometidos pelo mesmo pastor, uma delas durante curso semelhante de batismo.