Pastor e líder da Assembleia de Deus no Maranhão morre após sofrer AVC hemorrágico
Pastor Cavalcante enfrentava, há mais de 20 anos, uma batalha contra a Hepatite C. O tratamento de longa duração causou severos danos ao fígado, levando à necessidade de um transplante.
Faleceu na madrugada deste domingo, 21 de setembro de 2025, o pastor José Alves Cavalcante, aos 65 anos. Ex-deputado estadual do Maranhão e presidente da Convenção dos Ministros das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Sul do Maranhão (Comadesma), o líder religioso estava internado em um hospital no Rio de Janeiro, onde se preparava para um transplante de fígado.
Pastor Cavalcante enfrentava, há mais de 20 anos, uma batalha contra a Hepatite C. O tratamento de longa duração causou severos danos ao fígado, levando à necessidade de um transplante. Um de seus filhos seria o doador vivo do órgão, mas o procedimento não chegou a acontecer. Internado inicialmente em São Luís (MA), ele foi transferido para a capital fluminense no dia 19 de setembro, em uma UTI aérea autorizada pela equipe médica.
No Rio de Janeiro, já em preparação para a cirurgia, o pastor sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, sendo entubado em seguida. A situação evoluiu rapidamente para duas paradas cardíacas, das quais ele não se recuperou.
Natural de Coroatá (MA), Pastor Cavalcante teve atuação política relevante, sendo eleito deputado estadual em 2018 e ocupando o cargo até 2022. Dentro da igreja, foi um dos principais líderes evangélicos do estado, presidindo a Comadesma e liderando a Assembleia de Deus em Açailândia.
Em nota, a Comadesma lamentou profundamente a perda do seu presidente e relembrou sua trajetória de fé, superação e liderança. A nota destacou também o apoio da família durante o período de internação, além da solidariedade demonstrada por membros da igreja e pastores de diversas regiões.
O governador do Maranhão, Carlos Brandão, também se manifestou:
"A comunidade cristã do Maranhão perde um líder com o falecimento do pastor Cavalcante, presidente da Comadesma, da Assembleia de Deus em Açailândia e ex-deputado estadual. Minha solidariedade aos familiares, amigos e aos membros da congregação."
Pastor Cavalcante deixa esposa, três filhos, uma nora, um genro e quatro netos. O local e horário do velório e sepultamento ainda não foram divulgados.