Passageiro aperta botão de emergência, paralisa trem por 1h e é espancado em São Paulo
Caso aconteceu na linha esmeralda, entre as estações Autódromo e Primavera-Interlagos
Um passageiro foi agredido por uma multidão na noite desta terça-feira (14) após acionar o botão de emergência de um trem da Linha 9-Esmeralda, administrada pela ViaMobilidade, em São Paulo. O episódio aconteceu por volta das 22h, entre as estações Autódromo e Primavera-Interlagos, na zona sul da capital.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O acionamento do dispositivo, que ativa os freios de segurança e interrompe o funcionamento, fez com que o trem parasse repentinamente e permanecesse mais de uma hora parado, sem ventilação. A situação causou revolta entre os passageiros, que quebraram monitores e equipamentos dentro dos vagões.
Quando o trem foi rebocado até a estação Autódromo, o homem apontado como responsável pelo incidente foi cercado e espancado com socos e chutes. Ele tentou se proteger dentro de um elevador e foi escoltado por agentes da ViaMobilidade, que o protegeram enquanto a multidão tentava alcançá-lo. O passageiro se exaltou e precisou ser contido pelos agentes, e afirmou estar sendo machucado durante a contenção.
O botão teria sido pressionado por engano, apesar da proteção de acrílico que cobre o dispositivo. A ViaMobilidade informou que prestou apoio aos passageiros e que a segurança foi mantida durante toda a ocorrência.
Devido ao incidente, a operação da linha ficou prejudicada até o fim do serviço, com trens circulando em apenas uma plataforma. Mais cedo, um trilho danificado entre as mesmas estações já havia causado lentidão no ramal.