PUBLICIDADE
AO VIVO
Veja tudo o que rolou na Parada do Orgulho LGBT+ de SP

Paes entrega passarela para facilitar acesso ao Maracanã

1 mai 2014 - 11h12
(atualizado em 5/5/2014 às 14h26)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Passarela é inaugurada no entorno do Maracanã nesta quinta</p>
Passarela é inaugurada no entorno do Maracanã nesta quinta
Foto: Marcus Vinicius Pinto / Terra

A prefeitura do Rio de Janeiro entregou na manhã desta quinta-feira a nova passarela que liga os bairros de São Cristóvão ao Maracanã. A obra faz parte do entorno do estádio para a Copa do Mundo e vai facilitar a chegada de torcedores, já que há prevista a instalação de um estacionamento provisório para ônibus de turismo do lado da Quinta da Boavista. “Mais do que servir para dia de jogo, a passarela integra dois bairros próximos que estavam totalmente cortados pela linha do trem”, comentou o prefeito do Rio, Eduardo Paes. Na base da passarela do lado de São Cristóvão foi construída ainda uma pista de skate em formato snake com 700 metros quadrados.   

O projeto que custou R$ 109,5 milhões faz parte da reestruturação do entorno do estádio para a Copa e para os Jogos Olímpicos de 2016, que deve incluir ainda o novo Museu do Índio e uma praça onde era a antiga favela do Metrô. Paes negou que tenha feito a remoção da comunidade como parte da obra da Copa. “O Rio é um lugar que tem favelas, comunidades. Tiramos dali pessoas que viviam em condições muito ruins. Favelas não são uma vergonha para a cidade. Elas precisam ser melhoradas, urbanizadas, qualificadas. Queremos organizar e não tirar porque é feio”, disse Paes, que reafirmou a intenção de criar um polo automotivo na região que tem uma série de oficinas mecânicas.

Paes disse que a intenção nunca foi retirar a comunidade por conta do Copa e sim para valorizar o entorno que tem a Quinta da Boavista, um Jardim Zoológico e um Museu Nacional no Palácio que foi do Imperador Dom Pedro II.

Na mesma cerimônia, o governador Luiz Fernando Pezão disse que espera entregar antes do segundo jogo da Copa uma estação de transferência entre o trem da Supervia e o Metrô na estação Maracanã, que fica bem em frente ao estádio, para facilitar ainda mais a chegada e saída de torcedores do Maracanã. “O overlay (estruturas temporárias) já estão adiantadas e estamos felizes com os compromissos assumidos e cumpridos”, disse.

Transportes

Eduardo Paes comentou ainda sobre a recente operação da secretaria de transportes que lacrou diversos ônibus em péssimo estado de conservação na Zona Oeste da cidade. “É o contrário do que queremos, porque a distância é melhor e lá os ônibus precisam ser melhores que em outras áreas da cidade”, disse o prefeito, afirmando que os novos ônibus com ar-condicionado que estão entrando em circulação vão em sua maioria para a Zona Oeste. “Eles precisam entender que quando se tem uma tarifa única o lucro que se tem em Copacabana, onde a distância é menor, tem que ser usado para dar melhores condições a quem precisa de transporte na zona oeste”, afirmou.  

Colaborou com esta notícia o leitor José Carlos Pereira de Carvalho, do Rio de Janeiro (RJ), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade